Na reta final do inverno a previsão é de dias cada vez mais quentes
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Lagartear

Na reta final do inverno a previsão é de dias cada vez mais quentes

Por Luciana Peña em 08/09/2018 - 11:40

Embora uma onda de frio possa surpreender até o fim do mês. Se o calor vingar, essa semana foi a última para “lagartear” ao sol. Você já ouviu essa expressão?

Player Ouça a reportagem

Lagartear significa aquecer-se ao sol, a exemplo do que faz o lagarto. É uma expressão muito comum. A gente encontra o pessoal lagarteando nos dias frios do outono e do inverno. Quem pode sai de onde estiver, do escritório, de casa, para encontrar um solzinho e dar uma esquentada.

Essa semana foi boa para lagartear. Nas manhãs frias, às vezes com o ventinho gelado, tinha muita gente lagarteando. Na correria dos preparativos para o Festival Nipo-Brasileiro a reportagem encontrou um operário, naqueles minutinhos de descanso, debaixo do sol.
 
E num evento da Secretaria de Assistência Social, a secretária Marta Kaiser ansiava por um cantinho ao sol, antes do início da cerimônia. A secretaria é natural do Rio Grande do Sul, onde lagartear é muito comum. 
 
Mas será que os próximos dias serão dias propícios para lagartear? O coordenador da estação climatológica da UEM, Leandro Zandonardi, diz que não. A tendência agora é de dias cada vez mais quentes, embora uma onda de frio ainda possa surpreender.