Mulheres criam clube de leitura para discutir autoras negras
Reprodução/Facebook

Iniciativa

Mulheres criam clube de leitura para discutir autoras negras

Cultura por Victor Simião em 01/07/2019 - 17:15

O nome do grupo é “Quilombo de Leituras Negras”. O primeiro encontro está marcado para agosto. O livro a ser debatido é o romance “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis.

Se na própria sociedade a figura da mulher negra é minoritária, imagine então na cultura? Quando pensamos na literatura – os principais nomes da área são... de homens! Há várias explicações: uma delas é a de que grupos minoritários sempre foram silenciados, ainda mais em um país estrutural e marcadamente racista e patrimonialista como o Brasil.

Pensando nesses motivos e em ampliar o debate, três mulheres negras de Maringá, que atuam em áreas diferentes, decidiram criar um clube de leitura para ler e discutir autoras negras. Assim surgiu o “Quilombo de Leituras Negras”. O nome vem da ideia de coletividade, acolhimento e fortalecimento. 

O primeiro encontro ocorre em agosto. Em um grupo no Facebook já estão 60 membros.

O livro a ser debatido no primeiro encontro é o romance “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, considerado o primeiro do gênero a ser escrito por uma mulher. A obra foi lançada em 1875 – mas ainda tem pouco destaque ou relevância na história da literatura brasileira – dominada por homens brancos, de classe média que vivem em grandes centros urbanos.

 O clube quer tentar romper com a lógica estrutura que colocou as mulheres negras em guetos, explicou a socióloga Eliane Oliveira, uma das organizadoras “Quilombo de Leituras Negras”.

Os debates vão ser mensais. O primeiro está marcado para o dia 03 de agosto. O local ainda vai ser definido.

Esse grupo vem se juntar ao outros na cidade. O município também conta o “Leia Mulheres”, o “Bons Casmurros”, o “Amigos de Palavra”, o “Clube de Leitura Maringá”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade