MP pede ajuda a deputados para resolver superlotação carcerária
Deputados Delegado Jacovós (PR) e Soldado Adriano José (PV), membros da Comissão de Segurança Pública da AL (foto: Luciana Peña/CBN Maringá)

Segurança

MP pede ajuda a deputados para resolver superlotação carcerária

Segurança por Luciana Peña em 29/03/2019 - 11:20

Todas as unidades prisionais de Maringá estão lotadas. O déficit só em Maringá é de 250 vagas. Segundo o deputado delegado Jacovós, o Judiciário tem que escolher quem fica preso. A Comissão de Segurança da Alep vai pedir uma reunião de emergência com o Depen na semana que vem.

A promotoria de Justiça da Vara de Execuções Penais chamou os deputados estaduais da região, que compõem a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, para uma conversa. É que está cada vez mais grave a situação dos presídios em Maringá. A Casa de Custódia, por exemplo, tem 1120 presos, mas a capacidade é para 960. E destas vagas, 120 são em contêineres, as chamadas shelters.

A Penitenciária Estadual está com 470, cem além da capacidade, de acordo com o Sindarspen, Sindicato dos Agentes Penitenciários. E a carceragem da 9ª SDP, que deveria abrigar no máximo 20 presos em flagrante, está com 127 entre homens e mulheres, de acordo com o Depen, Departamento Penitenciário do Paraná. Lembrando que a carceragem antiga foi demolida e a estrutura atual além de pequena, não tem mais pátio para banho de sol. O deputado estadual delegado Jacovós diz que Maringá tem um déficit de 250 vagas e na região são mil vagas. Ou seja, seria preciso construir um grande presídio para acabar com a falta de vagas. O Ministério Público tentou resolver a questão por meio da Justiça, mas não conseguiu.

O deputado soldado José Adriano diz que a preocupação é que, para resolver o problema da superlotação, a Justiça autorize mutirões liberando presos perigosos.

Nós estamos tentando contato com o Ministério Público e o Judiciário para comentar o assunto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade