MP denuncia mulher por racismo e injúria racial em Maringá
Reprodução/mapio.net

Discriminação

MP denuncia mulher por racismo e injúria racial em Maringá

Segurança por Victor Simião em 27/11/2018 - 15:51

E Justiça aceitou a denúncia. É o caso envolvendo um jovem negro na cidade, que começou em julho deste ano.

O Ministério Público do Paraná, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Maringá, denunciou uma mulher de 41 anos por racismo e injúria racial. O caso envolve a acusada e um jovem negro de Maringá. Em agosto, a mulher xingou o psicólogo Nilson Lucas Gabriel de preto e outros termos.

O caso começou por conta de um problema envolvendo vagas em garagens em um prédio, no residencial Cidade Nova, em julho. O jovem e a irmã dele deixam as bicicletas em uma das vagas. Em algumas ocasiões, as bicicletas entraram na vaga da vizinha, que não gostou  porque a situação aconteceu mais de uma vez. Em um sábado, ela xingou o psicólogo.

Um boletim de ocorrência foi registrado. O inquérito da Policia Civil pediu a denúncia por injúria racial, mas o Ministério Público viu indícios de discriminação racial,ou seja, racismo. A Justiça aceitou a denúncia, e o Ministério Público abriu processo. A ação tramita na 2ª Vara Criminal de Maringá.

A denunciada recebeu um ofício intimando para uma primeira audiência. A denúncia do MP foi feita em outubro.
A advogada Ana Caroline Salvalajo Dechiche, que atua com Nilson Lucas Gabriel, disse esperar que a justiça seja feita. Para ela, o Ministério Público cumpriu com o papel esperado. A partir de agora, audiências devem ser realizadas.

A CBN procurou a defesa da acusada. Em um primeiro momento, uma das advogadas dela disse que entraria em contato com a cliente para depois dar uma resposta à reportagem. A CBN está no aguardo.

O crime de racismo tem pena de três anos e multa; o de injúria racial, pena de 1 a 3 anos de reclusão, mais multa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade