Movimentação intensa de pré-candidatos
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Movimentação intensa de pré-candidatos

O Assunto é Política por Diniz Neto em 08/05/2019 - 10:15

MOMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL, EM MARINGÁ
Os pré-candidatos a prefeito estão em plena atividade. Além de reuniões, algumas regulares, que já estão acontecendo pelo menos uma vez por semana, se intensificaram as visitas a lideranças, de todas as áreas, inclusive aqueles que representam setores mais populares da cidade.

Um dos primeiros pré-candidatos a iniciar um ciclo de visitas na cidade foi José Luiz Bovo, ex-secretário da Fazenda e Gestão de Maringá e ex-secretário da Fazenda do Estado do Paraná, em 2018.

Bovo deverá ser candidato pelo Democratas e tem feito reuniões onde apresenta a sua candidatura e explica os seus motivos e projetos.

O deputado estadual Homero Marchese (PROS) também está estruturando a sua base de apoio, atento também à formação de uma equipe muito qualificada. Na prática, sua equipe é reconhecida pela eficiência e o processo agora é de reforço com integrantes muito qualificados.

O prefeito Ulisses Maia também está dando, já há algum tempo, uma atenção especial aos contatos e reuniões políticas. Também tem realizado mudanças na equipe tendo como objetivo atender a reivindicações de diversos setores.

Rogério Calazans (PRB), Elizeu Alves Fortes (Patriota), Roberto Pupin (PP), Marcos Costa (DC), Enio Verri (PT), José Aparecido Jacovós (PR), Dr. Batista (PMN), Evandro Buquera de Freitas Oliveira (PSDB) e Aline Casado (REDE) também estão realizando trabalhos de articulação e são pré-candidatos a prefeito.

Há outros nomes que aparecem nas conversas políticas. Alguns têm sido procurados por partidos políticos para serem candidatos ou comandarem as siglas no processo político eleitoral do ano que vem: César Moreno, Divanir Braz Palma, Walter Guerlles. 

 ACORDO PERMITIU APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA GUARDA MUNICIPAL 
Ontem falamos que o estatuto da Guarda Municipal chegou ao plenário e está sendo debatido e votado pelos vereadores. Também falamos de emendas, que poderiam gerar um grande debate.

Os vereadores Jean Marques e Alex Chaves apresentaram um substitutivo, que apenas fez correções necessárias na redação.  Uma delas, por exemplo, foi a mudança do termo carreira onde deveria ser, corretamente, “quadro”. Apenas estes ajustes, sem mudança de qualquer coisa proposta no texto original.

A boa notícia: O vereador William Gentil, que é guarda municipal, ouviu e atendeu seus colegas servidores e retirou 12 emendas que havia preparado. Com isto não houve polêmica e o objetivo de todos, especialmente dos integrantes da guarda, foi atendido, com a aprovação, em primeira discussão, do projeto lei complementar 1.810/2019 que institui o Estatuto da Guarda Municipal de Maringá.

Segundo o texto do projeto, “fica instituído o Estatuto da Guarda Municipal de Maringá, órgão permanente de segurança municipal, com fulcro no § 8º, do art. 144 da Constituição Federal, na lei Federal nº 13.022 de 08 de agosto de 2014 e na Lei Orgânica do Município.”

No parágrafo único, consta que “A função precípua da Guarda Municipal de Maringá é salvaguardar a ordem social, nela entendida a pacificação, a ordem, a predominância do interesse público, a segurança e continuidade dos serviços públicos.”

O Estatuto da Guarda Municipal, conforme projeto de lei, é composto por 142 artigos, e deverá entrar em vigor após 180 dias de sua publicação, devendo ser revisado por comissão a ser formada após dois anos de sua vigência.

Com a retirada das emendas pelo vereador Gentil, a sessão transcorreu com tranquilidade e tudo indica que a semana será de aprovação do estatuto, sem outros temas polêmicos. Paz e entendimento na casa de leis.  

 CÂMARA DE ITAMBÉ
O vereador de Itambé, Stheevan Pavesi, do PMN, me mandou o vídeo da sua participação na sessão da Câmara, na última segunda-feira. Cobrou obras de recuperação na PR-457, prometidas na campanha pelo deputado estadual Tiago Amaral.

Ele também registrou que o prefeito Vitão (DEM) está realizando um bom trabalho de manutenção das estradas rurais. Stheevan é da agricultura, portanto registro é ainda mais importante, pois ele utiliza as estradas rurais.

Finalmente falou do escândalo do desvio de R$ 8 bilhões e 400 milhões do pedágio do Paraná. Lembrou como as estradas poderiam estar em condições muito melhores se estes recursos tivessem sido aplicados em obras.

Lembrou dos novos deputados, que foram eleitos para renovar a política e cobrou deles novas atitudes, de acordo com a vontade dos eleitores que os tornaram seus representantes.

A Câmara de Itambé é presidida pelo vereador Dinda (PDT), uma liderança política importante não apenas para Itambé, mas para a região. O vereador mais votado em 2016 foi o Chirú (DEM).

O vice-prefeito de Itambé é Juscelio Moreski (PMN), jovem empresário, com boas ideias novas e projetos para o município.  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade