Ministério Público aciona Prefeitura de Cianorte para proteger Cinturão Verde
Imagem Ilustrativa | Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social/Cianorte/divulgação

Meio ambiente

Ministério Público aciona Prefeitura de Cianorte para proteger Cinturão Verde

Meio Ambiente por Luciana Peña em 21/08/2023 - 08:23

O Cinturão Verde de Cianorte é uma área de preservação ambiental. A ação ajuizada pelo Ministério Público pede a suspensão de obras no local.

O envolvimento do MP na história começou em maio de 2020, após o Instituto Água e Terra (IAT) autuar a Prefeitura de Cianorte por ter retirado a vegetação, sem licenciamento, de um parque infantil ao lado da Igreja Matriz da cidade.

Na época, a 4ª Promotoria de Justiça recomendou medidas para minimizar os danos ambientais, como por exemplo, a retirada de grama sintética que havia sido colocada no local.

O Ministério Público entendeu que a vegetação deveria ser recomposta, mas o parque infantil poderia ser mantido porque era de interesse da população.

Segundo o Ministério Público, a Prefeitura, além de não cumprir a recomendação, decidiu executar novas obras no local, inclusive aprovando uma lei na Câmara que permite mais desmatamento no Cinturão Verde.

A promotoria pede a suspensão das obras.

A CBN tenta contato com a Prefeitura de Cianorte para comentar o assunto.

(atualizado às 10h30): A Prefeitura de Cianorte enviou a seguinte nota à redação da CBN: 

"O Município de Cianorte, de forma legítima, observando o art. 30 do inciso I da Constituição Federal, aprovou a Lei Municipal n° 5536/2023, dispondo sobre assunto de interesse local, na qual estabeleceu regras sobre o Plano de Manejo dos Bosques 1 e 2, localizados na área central da cidade, respeitando a classificação do manejo aprovada para manutenção do Parque Municipal
Cinturão Verde. Na mesma lei, foi disciplinado o desmembramento da área do Parque Infantil Luiza
Lúcia Rufini Varela e da área ocupada pela Sanepar, reconhecendo como de interesse público todas as obras realizadas no interior do parque infantil. Além disso, é importante salientar que no processo administrativo instaurado pelo IAT não houve registro de qualquer supressão da vegetação. No momento oportuno, o Município se manifestará no processo, demonstrando a legitimidade e lisura de todos os atos praticados."

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade