
Dupla nacionalidade
Brasileiros na fila da cidadania italiana são prejudicados com decreto
País
Um estudo conduzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, plataforma de monitoramento de redes sociais, aponta que os meios de comunicação tradicionais, especialmente o rádio, e o jornalismo profissional são considerados as fontes de informação mais confiáveis pelos brasileiros.
Por outro lado, as redes sociais e os influenciadores digitais aparecem como os menos confiáveis. O rádio lidera a percepção de credibilidade, com 81% de aprovação, seguido pela TV por assinatura (75%), TV aberta (70%), publicações impressas (68%) e portais de notícias (59%). Em contraste, aplicativos como WhatsApp, Telegram e Discord alcançam 51% de confiança, enquanto blogs (43%), redes sociais (41%) e influenciadores digitais (35%) registram índices mais baixos.
Além disso, a pesquisa revela que sites governamentais (71%), páginas de empresas (70%), publicidade (70%), comunicações internas (69%) e redes sociais institucionais (60%) também são bem avaliados, com índices de confiança superiores a 60%.
O levantamento entrevistou 2.051 pessoas em todas as regiões do país, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, utilizando como base os dados do Censo do IBGE de 2022.
Apesar da baixa confiança nas redes sociais (41%), elas continuam sendo o meio de comunicação mais acessado, utilizado por 74% dos participantes, superando ligeiramente o WhatsApp e o Telegram, que somam 73%.
Entre os fatores que contribuem para a credibilidade dos veículos de comunicação, os mais citados foram o uso de fontes confiáveis (51%), a apresentação de dados claros (35%), a qualidade do conteúdo (32%), o profissionalismo dos jornalistas ou apresentadores (31%) e a reputação do veículo (21%).
Acesse GMC Online.
Notícias da mesma editoria
Dupla nacionalidade
Brasileiros na fila da cidadania italiana são prejudicados com decreto
Mundo corporativo
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional