Médico absolvido em júri popular diz que vai pedir indenização do Estado
Luciana Peña/CBN Maringá

Caso Garcia

Médico absolvido em júri popular diz que vai pedir indenização do Estado

Segurança por Luciana Peña em 03/10/2019 - 13:29

Advogados alegam que Polícia Civil e Ministério Público erraram na condução da investigação e foram alertados sobre os equívocos, mesmo assim réu permaneceu 25 meses preso e esperou mais de três anos para ser absolvido.

Foi a primeira noite de sono tranquila para o médico e advogado Manuel Pereira Marques desde 2016. Após anos respondendo pela acusação de ter mandado matar o próprio irmão, nessa quarta-feira o médico foi absolvido. Durante o julgamento, o próprio MInistério Público pediu a absolvição do réu por entender que não havia provas no processo capazes de condená-lo. Os jurados apenas confirmaram. Manuel foi acusado de mandar matar Garcia Marques em abril de 2016. Garcia era um empresário português, que morava em Maringá, e dono de uma grande fortuna. O genro dele foi preso e condenado por ter tramado a morte de Garcia. No processo disse que fez tudo a mando de Manuel, interessado na herança do irmão. Mas que herança? Manuel não era herdeiro do irmão e a herança dos pais deles já tinha sido dividida, explica o advogado Adriano Bretas.

Essa foi a primeira falha cometida pela investigação, segundo a defesa. Afinal, caia por terra a motivação para o crime. Mas houve outro erro, apontado pela família logo no início do processo e que foi relegado durante muito tempo. Para provar que cometeu o crime a mando de Manuel, Cosme Alexandre disse ter ligado para o médico logo após o assassinato e ter falado: ‘está feito’. A polícia quebrou o sigilo telefônico de Cosme, encontrou a ligação e incluiu a gravação no processo. Mas não fez o mesmo com o telefone do médico. Ou seja, ele atendeu a ligação? A família fez este trabalho que caberia à polícia e anexou a prova trinta dias após a abertura do processo, diz o advogado Carlos Mestieri.

Apesar da fragilidade do processo, o médico ficou preso durante 25 meses e viu a vida dele e da família virar um inferno. Não há dinheiro que pague pelo sofrimento, diz ele. Mas a defesa deve pedir indenização ao Estado.

A CBN está tentando contato com a Polícia Civil e com o Ministério Público para comentar o assunto.

Atualizado às 15h - O Ministério Público informou que não vai se manifestar sobre as críticas feitas à condução do processo.

Atualizado às 15h30 -  A Polícia Civil do Paraná  informou que não comenta decisões judiciais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade