Médica formada no Paraguai garante na Justiça participação no Revalida
Foto ilustrativa: Racool_studio \Freepik

Ação judicial

Médica formada no Paraguai garante na Justiça participação no Revalida

Saúde por Luciana Peña em 19/10/2022 - 17:20

A 1ª Vara Federal de Paranavaí julgou procedente o pedido de inscrição no Revalida 2022 de uma mulher formada em medicina por uma instituição de ensino paraguaia.

A ação foi movida contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que não aceitou a inscrição da mulher porque ela não apresentou o diploma de médica.

A autora da ação justificou que a emissão do diploma atrasou por questões burocráticas e em função da pandemia.

O Inep, por sua vez, alegou a exigência do diploma está no edital e por isso não poderia abrir exceção. Seria uma questão de isonomia com outros interessados que não se inscreveram pelo mesmo motivo.

Na decisão, o juiz federal Adriano José Pinheiro entendeu que não há prejuízo ao Inep e nem aos outros potenciais candidatos.

“Registre-se que a suspensão da exigência de apresentação do diploma médico é somente para sua inscrição no certame e realização das provas, não prejudicando a obrigatoriedade posterior de apresentação do diploma, se aprovada, para a efetiva revalidação do mesmo”, afirmou o juiz federal.

O juiz federal diz que a mesma decisão beneficiando a autora da ação poderia ser estendida a outros pretendentes que tivessem acionado o Poder Judiciário.

“Por certo, a suposta inércia de parte dos estudantes em idêntica situação da parte impetrante não pode servir de fundamento para negar a essa última a tutela de seus direitos, cuja violação foi pronta e tempestivamente levada à apreciação do Poder Judiciário”.

O Revalida é um exame nacional para avaliar o candidato formado em medicina no exterior. Após o exame e uma vez o candidatos aprovado, há a revalidação do diploma por uma universidade pública e o profissional poderá se inscrever junto ao Conselho Regional de Medicina.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade