MDB mobilizado para encontro regional
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

MDB mobilizado para encontro regional

O Assunto é Política por Diniz Neto em 01/08/2019 - 10:02

1º de agosto, quinta-feira.

Dia do Poeta de Literatura de Cordel.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, em 19 de setembro de 2018, a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
“Lampião foi no inferno e depois no céu chegou. São Pedro estava na porta e Lampião então falou: – Meu velho não tenha medo, me diga quem é São Pedro. E logo o rifle puxou!”
Esta é, provavelmente, a narrativa de cordel mais popular. “Em A chegada de Lampião no céu”, o autor Rodolfo Coelho Cavalcante ilustra o imaginário social sobre como teria sido a redenção da alma de Lampião, primeiro no inferno e depois no paraíso.


Dia Nacional do Selo.
O Dia Nacional do Selo é comemorado anualmente em 1º de agosto, no Brasil. A data é uma homenagem à emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.
O Dia do Selo é celebrado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.
Porque surgiu o selo, Gilson? Era pago pelo destinatário. Mas quando não era encontrado havia a devolução e muitos custos. Então foi criado o selo, quando remetente passou a pagar antecipadamente pelo envio da correspondência.


Dia do Cerealista. 
Essa data comemorativa tem objetivo marcar a data da fundação do Centro do Comércio de São Paulo, atual Bolsa de Cereais de São Paulo. O Centro foi criado em São Paulo no dia 1º de agosto de 1923.

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
- PDT TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM PAIÇANDU

- CÂMARA MUNICIPAL RETOMA SESSÕES HOJE
- AGENDA DA GREVE NA UEM
- GREVE ACABA EM LONDRINA
- DIREITO À HABITAÇÃO EM DEBATE NA CÂMARA

MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
O MDB de Maringá está mobilizado para um grande encontro regional que realizará nesta sexta-feira, 2 de agosto. Estará presente o presidente estadual do partido, João Arruda, que está empenhado na missão de reestruturação do MDB em todo o Paraná.

João Arruda chegará a Maringá no início da tarde de amanhã e será recebido pela executiva do MDB em Maringá, liderada pelo vice-prefeito Edson Scabora, e lideranças regionais, como o vice-prefeito de Mandaguari, Ari Stroher, coordenador regional.
O presidente cumprirá agenda na cidade, até às 19 horas, quando começa o encontro na Câmara Municipal.

O vice-presidente, deputado estadual Anibelli Neto, que tem muitos amigos e aliados na região, também confirmou presença. 

PDT TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM PAIÇANDU
Ontem falamos sobre os pré-candidatos a prefeito de Paiçandu. Agradecemos as mensagens que recebemos de ouvintes que acompanharam ‘O Assunto é Política’.

A coordenação regional do PDT, que está realizando um trabalho de organização do partido na região fez contato, comunicando que a sigla tem um pré-candidato: o contador e professor universitário Valdecir Magalhães.

O trabalho na região está sendo realizado por Luis Arraes, membro da Executiva Estadual. Ele tem contado com o apoio de Lourdes do Carmo Oliveira, vice-presidente do partido, em Maringá.

Assim, lista de pré-candidatos em Paiçandu ganha mais um nome: vereador Wesley Rodrigo Rossi (PT), Ismael Batista (PMN), vereador Carlos Fenille (Progressistas) – o Carlos da Band, Eduardo Aladim, Santo Gardinal (PSD), Laurindo Palma (Podemos) e Valdecir Magalhães (PDT).

CÂMARA MUNICIPAL RETOMA SESSÕES HOJE
Os vereadores retornam às sessões depois de um recesso iniciado em 12 de julho.

A pauta tem sete projetos de lei e 21 requerimentos de informação. A assessoria de Comunicação da Câmara informa que o projeto de lei 15.278/2019, do vereador Flávio Mantovani, entrará em regime de urgência. O projeto institui o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD), em Maringá.

Na tribuna livre, o jornalista e escritor Joel Cardoso falará sobre a importância do livro, do escritor e da literatura brasileira, a propósito de 25 de julho, Dia do Escritor.

AGENDA DA GREVE NA UEM
No site do Sinteemar, a agenda da greve para esse dia 1º de agosto é a seguinte:
7h30, reunião geral da greve, na Praça Raposo Tavares, com panfletagem.
Às 9 horas aconteceu uma caminhada até a Câmara Municipal de Maringá, com panfletagem.

Ontem o comando de greve esteve com o reitor da UEM. Eles pediram mais tempo e fizeram sugestões ao reitor.

A renovação dos contratos com professores temporários foi autorizada pelo governo, para instituições que estejam cumprindo o calendário acadêmico, ou seja, em atividade normal.

O assunto estará na pauta Reunião do Conselho de Ensino, Extensão e Pesquisa, que acontecerá hoje, 1º de agosto, no auditório do Bloco C-34.

 

GREVE ACABA EM LONDRINA
Os professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovaram a suspensão da greve iniciada há mais de 30 dias. Eles aprovaram um calendário de mobilização e a proposta de suspensão da greve. Tudo indica que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) determine a retomada do calendário, suspenso no início de julho, para a próxima segunda-feira, dia 5.

DIREITO À HABITAÇÃO EM DEBATE NA CÂMARA
Conflitos fundiários e o acesso à moradia nas cidades foram os temas centrais da palestra que o Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos (LAPHA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou no Plenarinho da Câmara Municipal de Maringá.

Beatriz Fleury e Silva, coordenadora do laboratório e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM, explicou que o evento marca a criação do núcleo maringaense do BR Cidades, um grupo nacional de mobilização social em prol dos direitos da sociedade como saúde, educação e moradia.

No Paraná, existem apenas outros dois núcleos: Curitiba e Londrina. 
No evento foram apresentadas experiências no trabalho de subsidiar a população nestas causas. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade