Quem olhar para o céu na madrugada de domingo (20) para segunda-feira (19) vai ver uma lua diferente. Ou melhor: não vai ver; pelo menos não do jeito que a gente conhece, dependendo do horário. É que está previsto um eclipse total a partir da meia noite e 36 de segunda, quando o satélite natural da terra começa a ficar menos brilhante. A previsão é que o às 2h41, a Lua esteja completamente avermelhada – a chamada Lua de sangue.
Grupos de astrônomos amadores de Maringá vão se reunir em locais públicos da cidade para observar o fenômeno. É o caso do clube S191, que vai colocar telescópios à disposição dos interessados na Praça Pio XXIII, conhecida como Praça das Antenas, a partir da meia-noite. Um evento raríssimo, que só vai ocorrer daqui a 19 anos novamente, diz o coordenador do grupo, Claudio Abeeche.
O eclipse ocorre porque sol, lua e terra se alinham, explica ele.
Outros três grupos, vindos de Marialva, Sarandi e Maringá, se encontram no Mercadão. É a partir das 23h320 de domingo (20).
Em Iguaraçu, cidade a 30 quilômetros de Maringá, um clube de astrônomos amadores se reúne a partir das seis horas da tarde de domingo. O objetivo é ver, antes do eclipse, o sol, as estrelas e planetas.