Maringaense lidera fim das aposentadorias a ex-governadores
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Maringaense lidera fim das aposentadorias a ex-governadores

O Assunto é Política por Diniz Neto em 03/04/2019 - 10:00

FIM DAS APOSENTADORIAS PARA EX-GOVERNADORES

O deputado estadual Homero Marchese, autor de emenda na mudança da Constituição Estadual que acaba com as aposentadorias para ex-governadores, usou ontem da tribuna. Ele conseguiu 32 assinaturas na sua emenda à proposta de emenda à Constituição do Paraná. A emenda que apresentou acaba com as aposentadorias e todas as pensões originadas por este benefício constitucional, na Constituição previsto como uma verba de representação.

Há muitos que defendem que aqueles que recebem o benefício há muitos anos têm direito adquirido. Segundo Homero, no seu pronunciamento, no Mato Grosso foi proposta uma PEC igual a esta e que foi validada pelo Supremo.

Homero denunciou o que considera uma manobra de um grupo de deputados para impedir a votação da PEC. Fizeram apartes, apoiando Homero, os deputados estaduais Do Carmo e Soldado Adriano.

Os maringaenses têm se destacado neste início de mandato, com atuação efetiva nas comissões e no plenário. 

DIRETÓRIO DISSOLVIDO QUER DISSOLUÇÃO DO DIRETÓRIO DO MDB NO PARANÁ

O primeiro do diretório do MDB de Maringá que foi dissolvido pelo diretório paranaense do partido será uma representação contra o diretório regional apresentada ao diretório nacional.

Há um detalhe relevante. O diretório regional do Paraná pediu autorização ao diretório nacional para dissolver o diretório de Maringá. Resta agora aguardar o resultado desta primeira ação dos dirigentes afastados do MDB, em Maringá. 

NOVA EXECUTIVA

Enquanto se aguarda as ações e resultados da reação dos dirigentes do diretório municipal dissolvido, cresce a expectativa sobre quem assumirá o comando da Executiva provisória.

Ao mesmo tempo, crescer as informações e informações sobre possíveis lideranças que poderia assumir o comando do MDB maringaense.

A coordenação regional do partido tem mantido diálogos e deverá atuar em sintonia com o diretório do Paraná, nesta importante decisão.

O que é possível afirmar é que os diálogos são múltiplos e as alternativas inicialmente cogitadas podem não se confirmar. No entanto, neste momento, é impossível fazer uma previsão sobre o destino do MDB em Maringá. 

CONCILIAÇÃO

Por incrível que pareça, dentre as alternativas que o MDB tem uma é conciliadora e poderia unir diferentes alas do partido. Mesmo assim, como já falamos, é preciso repetir. Neste momento é indefinido do destino do MDB de Maringá.

 PROJETO DE REFORMA ADMINISTRATIVA ENFRENTA PROBLEMAS NA CCJ

Já o projeto de lei do governo do Paraná, que propõe uma reforma administrativa, enfrenta dificuldades na sua tramitação. A economia de R$ 10 milhões, apresentada como mote importante da proposta, não se confirmou nos cálculos dos deputados.

Há dúvidas quanto a constitucionalidade do projeto.

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná fizeram um pedido coletivo de vistas, nesta terça-feira.

Com o pedido de vista, o projeto deve voltar a pauta na próxima reunião da CCJ. Se passar, a proposta ainda será encaminhada pelas comissões temáticas para então seguir ao Plenário. Sendo aprovada em dois turnos, será encaminhada para sanção do governador Ratinho Junior.

 FEBRE AMARELA, DENGUE E MENINGITE

O chefe da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, coordena hoje importante reunião com médicos e profissionais da saúde, para debater Febre Amarela, Dengue e Meningite. O assunto é de saúde pública e interessa a todos os setores demais setores privados da saúde, uma vez que são doenças de risco elevado.

A 15ª Regional de Saúde já recebeu 75 mil doses da vacina para prevenir a gripe influenza. Isto corresponde a 25% das necessidades da região.

A vacinação vai começar, de 10 a 19 de abril, para os grupos prioritários de crianças e gestantes e puérperas para a vacinação contra influenza. Ao mesmo tempo também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. 

A vacinação para todos os grupos de risco, incluindo as pessoas com mais de 60 anos, será iniciada no dia 22.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade