

Meio ambiente
Maringá vai ganhar Pomar Urbano no Jardim Piatã
Meio Ambiente por Brenda Caramaschi em 07/06/2024 - 08:29Nesta sexta-feira, (7), às 15h, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), irá inaugurar o segundo Pomar Urbano do município, que será implantado na Rua Rio Samambaia esquina com a Rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, no Jardim Piatã. O novo Pomar Urbano ficará ao lado do Viveiro de Flores Comunitário e em frente ao Parque Linear Rio Samambaia. O novo Pomar Urbano de Maringá terá espécies nativas da região com origem na Mata Atlântica, bioma predominante no Paraná, como o araçá, o ingá e o jatobá.
O local do projeto é um terreno de fundo de vale de uso público, pertencente ao município, fora da Área de Preservação Permanente. Para a instalação da área comunitária, o IAM realizou uma limpeza completa do local, que anteriomente era utilizado para descarte irregular de lixo, além de estar repleto de espécies de plantas exóticas invasoras. Também foi retirado o alambrado do terreno — que estava danificado e será substituído — e a calçada foi reformada.
Internamente, além das árvores, serão instalados bancos rústicos feitos com troncos, lixeiras e calçadas para a população transitar. As obras serão iniciadas nos próximos dias. A manutenção do Pomar Urbano ficará a cargo do município, que realizará a poda, adubação e demais tarefas de conservação. O objetivo do Pomar Urbano é levar árvores frutíferas para os bairros, além de proporcionar espaço de lazer e convívio social. Dessa forma, qualquer pessoa pode visitar o local e colher frutas sem conservantes e agrotóxicos para uso próprio, sem nenhum custo. O primeiro Pomar Urbano de Maringá foi criado no ano passado, com plantio de mudas no fundo de vale do Córrego Mandacaru, próximo à Vila Esperança.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias da mesma editoria


Futuro sustentável dos negócios

Sustentabilidade
“ODS é sobre equilíbrio entre econômico, social e ambiental”

Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade