
Tempo e temperatura
Gastronomia
O Brasil é conhecido pela diversidade de suas feiras livres, que combinam cultura, gastronomia e artesanato. É um costume que exemplifica o que é brasilidade. O Tripadvisor, site especializado em turismo e baseado nas avaliações de usuários do mundo todo, divulgou recentemente a lista das dez melhores feiras livres do Brasil e o Mercadão de Maringá está em quarto lugar, atrás apenas do Mercado Central de Belo Horizonte (MG), Mercado Municipal de São Paulo (SP) e da Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba.
Porém, apesar de ser um ponto turístico, como os três primeiros lugares a lista, o Mercadão não é exatamente uma feira – não é especializado na venda de frutas, verduras e outras iguarias, como o Mercado municipal de São Paulo, nem tem milhares de expositores que armam e desarmam suas barraquinhas periodicamente, como a Feirinha do Largo da Ordem, no centro histórico da capital paranaense.
A intenção quando o espaço maringaense foi criado era essa, mas com o passar dos anos, o local, que é um empreendimento privado, se transformou em um reduto para os amantes da boa gastronomia que abriga alguns dos mais badalados restaurantes da cidade, com mais de uma dezena de opções que o tornam o maior centro gastronômico de Maringá. Apesar de ainda haver venda de produtos para serem preparados em casa, em empórios e açougue que ficam no prédio, a maior parte do público que frequenta o Mercadão de Maringá vai até lá para desfrutar de refeições prontas, que vão de petiscos descomplicados a pratos de alta gastronomia.
Instalado no primeiro armazém cerealista da cidade, o local preserva a memória do antigo barracão, construído em 1.958 pela família Tozzo que estocava e comercializava produtos secos e molhados. Inaugurado em 2009, na avenida Prudente de Moraes, 601, o Mercadão de Maringá se tornou um local de compra e lazer para os maringaenses e visitantes. O lugar tem nota 4.5 de 5 entre os usuários do Tripadvisor, com quase 500 avaliações.
“A gente tem recebido muitos turistas, virou um centro turístico da cidade, junto com o Mercadão Fratello, que fica em frente e, juntos, os dois têm mais de 40 empreendimentos. Nos surpreendeu a notícia, porque não nos enquadramos como feira-livre, mas qualquer reconhecimento a nível nacional do empreendimento é importante para a gente e para o trabalho que tentamos desenvolver”, diz Jair Morrone, administrador do local.
Notícias da mesma editoria
Tempo e temperatura
Projeto Vira-Pet
Bazar Solidário reverte renda para animais resgatados em Maringá
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional