Maringá reinveste 19% do que arrecada em melhorias no serviço de água e esgoto
Foto: AEN

Trata Brasil

Maringá reinveste 19% do que arrecada em melhorias no serviço de água e esgoto

Cidade por Luciana Peña em 24/07/2019 - 12:39

O dado foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil que acompanha os investimentos em saneamento básico das cem maiores cidades do país. Maringá é a quarta com melhor estrutura de água e esgoto neste ranking.  

O estudo do Instituto Trata Brasil aponta que das cem maiores cidades do país, 70 reinvestem menos de 30% do que arrecadam com água e esgoto. E apenas 5 reinvestem 60% em melhorias do sistema como manutenção e ampliação da rede. O dinheiro arrecadado com o serviço acaba sendo usado no pagamento de salários e insumos. O que segundo o Instituto atrasa o avanço do país no saneamento básico e pode ser considerado um problema de gestão. Todo ano o Instituto divulga um ranking do saneamento apontando entre as cem maiores cidades do país, as que têm mais cobertura de rede água de esgoto. Maringá é bem colocada neste ranking. Está em quarto lugar com perto de 98% de universalização do sistema. Mas o índice de investimento aparentemente é baixo: 19%. O pesquisador do Trata Brasil Pedro Scazufca diz que a explicação pode estar justamente no alcance da rede de água e esgoto, que já é quase total na cidade.

A Sanepar almeja a terceira ou segunda colocação no próximo levantamento. E para isso está contando com obras de ampliação de 40km da rede de esgoto que ficarão prontas em 2020, diz Vitor Sevilha, gerente regional da Sanepar.

Maringá é a quarta cidade do país e primeira no Paraná no ranking do Instituto Trata Brasil.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade