Maringá inicia processo para 12º tombamento
Arquivo/PMM

Cidade

Maringá inicia processo para 12º tombamento

Cidade por Carina Bernardino em 30/08/2018 - 16:45

Será da locomotiva 608, a Maria Fumaça. Hoje a cidade tem 11 bens tombados, sete pelo próprio Executivo e quatro pelo Estado. 

A preservação de um bem considerado como símbolo histórico para uma cidade é o que motiva um tombamento. E o processo exige muito estudo, assim como embasamento técnico e documental.

O tombamento pode ser solicitado pelo Estado ou pelo Município. Maringá tem hoje sete bens tombados a pedido do Executivo, que são o Escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a Festa Junina do Sêo Zico Borghi, o Painel do Café, o prédio da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, a Capela Nossa Senhora Aparecida, a Museu da Bacia do Paraná e o Auditório Luzamor. Outros quatro foram tombados pelo Governo Estadual; as capelas Santa Cruz e São Bonifácio, Hotel Bandeirantes e o Painel Poty Lazarotto, instalado no Teatro Calil Haddad.

Nos próximos meses um novo bem pode se tornar patrimônio histórico de Maringá. É a locomotiva 608, a Maria Fumaça, que passa por restauração no Parque do Ingá. Ela foi traziada pelo maquinista José Mariano em 1954.

A previsão de conclusão do processo de tombamento da Maria Fumaça é até novembro. O último passo será a homologação da locomotiva no livro tombo de patrimônio da cidade.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade