A secretaria de Saúde de Maringá está sem doses da vacina Meningocócica C, que protege contra o vírus da meningite C. Oficialmente, o estoque acabou nessa segunda-feira (11). E só deve ser reabastecido na próxima semana. É que um carregamento com vacinas chegou nesta terça-feira (12), com seis mil doses, que vão ser distribuídas pela 15ª Regional de Saúde para 30 municípios da região noroeste.
Em Maringá, a vacinação só ocorre a partir da próxima terça-feira. E só uma parte dessas vacinas fica na cidade.
O assunto meningite voltou ao destaque por conta da morte de uma criança de 1 ano e dois meses na semana passada. A suspeita é que ela estivesse com o vírus. O resultado confirmando a tese deve sair em até duas semanas.
Apesar do desabastecimento, a população não precisa entrar em pânico, diz a coordenadora da sala de vacinas do município, Edelene Gois.
O desasbastecimento não é só local. O Paraná tem recebido menos doses do governo federal, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. Em fevereiro, a Sesa recebeu 58 mil doses da vacina contra a meningite, que começaram a ser distribuídas nesta semana.
No caso da 15ª Regional de Saúde, o último carregamento de vacinas havia chegado em novembro do ano passado. A regional estava desbastecida até essa terça-feira – o que prejudicou 30 municípios da região noroeste.
O caso da criança ainda é uma suspeita. Entretanto, a Saúde confirma agora que uma pessoa morreu na região por causa de meningite. A vítima foi uma mulher que vivia em Astorga. No primeiro momento, a suspeita era de dengue hemorrágica em janeiro deste ano. Mas os exames apontaram meningite, explica a enfermeira da 15ª Regional, Grecy do Amaral.
Em 2018, o Paraná registrou 56 casos de meningite. Oito pessoas morreram. Maringá teve oito casos, mas sem morte.