Maringá confirma primeiro caso suspeito de Monkeypox
Imagem Ilustrativa/Representação abstrata do vírus da varíola/Gerd Altmann/Pixabay

Varíola dos macacos

Maringá confirma primeiro caso suspeito de Monkeypox

Saúde por Letícia Tristão em 14/07/2022 - 09:06

Trata-se de uma paciente jovem que teve contato com uma pessoa de São Paulo, que também apresentou sintomas da doença. Ela está em isolamento, sendo monitorada pela equipe de saúde. 

O primeiro caso suspeito de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, em Maringá, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A paciente apresentou sintomas compatíveis com a doença (lesões na pele) e foi atendida em um hospital privado da cidade. Ela teve contato com uma pessoa de São Paulo, também sintomática. Segundo o município, a paciente está estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorada pela equipe de saúde. Os exames foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e outros dois laboratórios em São Paulo e Santa Catarina para análise detalhada.

Maringá está realizando capacitações de profissionais da saúde para detecção e diagnóstico precoce da doença. Nesta quinta-feira (14), o treinamento será oferecido para médicos e enfermeiros das redes pública e privada, e residentes das instituições de ensino de Maringá, no auditório Hélio Moreira. A capacitação também é aberta para outros municípios.

A Monkeypox é uma doença viral, cuja transmissão entre humanos ocorre por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Os sintomas são febre, dores de cabeça e musculares, linfadenopatia, calafrios e fadiga. A infectologista Ana Gurgel reforça que a doença é de baixa letalidade. [ouça o áudio acima]

O Paraná tem dois casos de Monkeypox confirmados no estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), os pacientes moram em Cuiritiba. O primeiro caso, confirmado no dia 3 de julho, é de um homem de 31 anos, com histórico de viagem para São Paulo. O segundo caso foi divulgado pela Sesa no dia 6 de julho. Trata-se de um homem de 27 anos, com viagem para a Europa. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade