Maringá: Confira os dados do boletim da Covid-19 desta sexta-feira (13)
Imagem ilustrativa/foto: Geraldo Bubniak/AEN

Atualização

Maringá: Confira os dados do boletim da Covid-19 desta sexta-feira (13)

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 13/11/2020 - 19:20

Maringá registrou mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus. A informação consta no boletim que acompanha a evolução da doença na cidade, divulgado no início da noite desta sexta-feira (13), pela secretaria Municipal de Saúde. Agora, a cidade soma 183 mortes por Covid-19.

Veja o perfil das duas vítimas:

Mulher, 96 anos. Tinha alzheimer. Faleceu em 12/11/2020;
Mulher, 68 anos. Tinha comorbidade esclerose múltipla. Faleceu em 13/11/2020. 

Atualizado às 15h desta sexta-feira, 13, o boletim também aponta 210 novos casos positivos de coronavírus em Maringá. Esse é o maior número de casos registrados no período de 24 horas. As novas confirmações se referem a 101 homens, 104 mulheres e cinco crianças.

Por meio de nota, a Prefeitura de Maringá justificou o número elevado de casos confirmados no período de 24 horas. Leia na íntegra:

“A realização de exames em pessoas com sintomas leves e até assintomáticos que tiveram contato com positivados ajuda a explicar o súbito aumento de casos de coronavírus. A expansão da base de testagem, garantida por cerca de 2 mil kits de exames enviados pelo governo do Estado ao município, também contribui para o cerco mais intenso ao vírus. A aquisição por empresas de kits de testes e a oferta de exames por laboratórios sem, necessariamente, a indicação médica, também são fatores que explicam os números. Importante observar ainda que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 permanece estável, o que deixa margem de segurança compatível com as medidas adotadas no reforço da infraestrutura de atendimento médico. Todos os protocolos aplicados ao longo da pandemia permanecem ativos, com a infraestrutura de atendimento, prevenção e tratamento operando dentro da normalidade, considerando a evolução dos casos, sem margem, contudo, para qualquer mudança no protocolo de flexibilização e continuidade das atividades. A fiscalização continua ativa, com equipes atendendo casos sob demandas recebidas pelo 156 (ouvidoria municipal) e 153 (Guarda Municipal). Estão mantidos os trabalhos orientativos em relação a aglomerações em todos os locais, inclusive os espaços públicos.”

Agora, Maringá soma 11.679 positivos de coronavírus desde o início da pandemia. Desses, 9.938 já venceram a doença. Os recuperados representam 85% do total de casos na cidade. Outros 1.558 ainda estão com o vírus ativo, sendo que 1.506 estão em isolamento domiciliar e 52 estão internados (20 em UTI e 32 em enfermaria).

Além disso, o boletim mostra que 22 pessoas estão internadas com suspeita do novo coronavírus em Maringá. Dessas, 6 estão em UTI e 16 em enfermaria. Outros 10.128 casos suspeitos estão em acompanhamento por terem apresentado algum dos sintomas da doença. 

Taxa de ocupação hospitalar

A taxa de ocupação hospitalar geral nos leitos de UTI adulto de Maringá, incluindo SUS e unidades privadas de saúde, está em 70,12% nesta sexta-feira, 13. Já a taxa de ocupação de UTI adulto em leitos exclusivos para covid-19, pelo SUS, está em 47,14%. 

A matriz de risco permanece moderada em Maringá. 

Veja detalhes do boletim do novo coronavírus desta sexta-feira (13), em Maringá:

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM

Nesta quinta-feira (12), Maringá registrou 204 novos casos positivos e nenhum boletim. Para os dados do boletim anterior, clique aqui.

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade