Mais de 34 mil doses de vacina estragam por falta de refrigeração
Agência Brasil

Maringá

Mais de 34 mil doses de vacina estragam por falta de refrigeração

Saúde por Carina Bernardino em 20/11/2018 - 14:14

A queda de energia no fim de semana gerou prejuízo de quase R$ 500 mil aos cofres públicos. Por enquanto, a vacinação no município será feita apenas nas unidades básicas de saúde. 

Nesta terça-feira (20) a sede da Secretaria de Saúde de Maringá não tem nenhuma dose de vacina para imunizar a população. É que todo o estoque foi perdido por falta de refrigeração. O problema ocorreu no fim de semana, quando houve queda de energia e as 12 geladeiras ficaram desligadas.

Segundo a Prefeitura, o gerador funcionou por duas horas, mas como não havia funcionários no local, a refrigeração só foi retomada na segunda-feira (19). Com isto, foram perdidas 34.303 doses de vacinas de todos os tipos que são ofertadas pelo SUS – Sistema único de Saúde. O secretário da pasta, Jair Biatto, estima um prejuízo de R$ 500 mil com os descartes.

De acordo com o secretário, equipes da Prefeitura trabalham para entender o que ocorreu com a energia e evitar que outras situações do tipo aconteçam novamente.

A secretaria de Saúde de Maringá espera retomar a imunização na Sala de Vacinas no fim da semana. Enquanto isto, a população deve procurar as UBS - Unidade Básica de Saúde, que ainda contam com estoque para imunização.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade