Luta antimanicomial é discutida em Maringá
Imagem ilustrativa/Reprodução/Ministério da Saúde 2017

Saúde

Luta antimanicomial é discutida em Maringá

Saúde por Victor Simião em 14/05/2019 - 18:49

Palestras e outras ações são organizadas pela Prefeitura. Município conta com ampla rede de saúde mental.

Comemorado em 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial é celebrado no em todo o Brasil. A data marca um movimento importante na saúde mental. Profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras, vem lutando principalmente desde os anos 1980 para reestruturar o atendimento aos pacientes. Um dos objetivos é humanizar quem tem algum tipo de problema. E a luta gerou mais atenção às pessoas, diz a gerente de Saúde Mental de Maringá, Maria Heloísa Cella.

A diretoria de Saúde Mental de Maringá realiza ações em Maringá entre esta quarta e sexta-feira (17). Palestras, roda de conversa e até danças.  

Em Maringá, a rede de saúde mental conta com quatro Caps, o Centro de Atenção Psicossocial, além de espaços nas Unidades Básicas de Saúde e em hospitais.

Nos três primeiros meses deste ano, foram atendidas 1500 pessoas – desde aquelas com dependência química até alguém que tenha algum transtorno mental grave.

A diretora Maria Heloísa afirma que o atendimento psicossocial vem dando certo.

Durante anos, pessoas com transtorno mental eram mal-vistas. A luta hoje deve ser também para capacitar a população, lutando para acabar com o preconceito, comenta a diretora.

Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura. O endereço é o maringa.pr.gov.br.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade