Lula poderá ou não ser candidato a presidente?
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Lula poderá ou não ser candidato a presidente?

O Assunto é Política por Diniz Neto em 18/05/2018 - 14:20

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

TEMPO Faltam 142 dias para as eleições, no domingo, dia 7 de outubro.

LULA CANDIDATO?

Tive a oportunidade de participar ontem, como convidado da OAB, de um debate com o advogado Henrique Neves da Silva, que foi ministro do TSE de 2008 até o ano passado.

O assunto foi as incertezas e perspectivas das eleições 2018.

O novo sistema de financiamento público das campanhas, o pouco tempo para a campanha, cerca de 35 dias, os desafios da liberdade do conteúdo da internet, foram pontos abordados pelo advogado e depois debatidos.

Na pergunta sobre as chances de Lula ser candidato, uma resposta sincera. Disse que não sabe dizer. Como os prazos para julgamentos dos recursos começará a contar a partir de 16 de agosto, há sim brechas para essa candidatura. Mas, é claro, tudo isto terá que ser acompanhado ao vivo e a cores, a partir desta data, dependendo também das decisões do Partido dos Trabalhadores e do próprio Lula.

A JUSTIÇA NA INTERNET

O ex-ministro do TSE, Henrique Neves, disse que a Justiça Eleitoral não atua por conta própria na fiscalização do processo eleitoral. Atende à demanda do Ministério Públicos e dos advogados dos partidos e candidatos.

Acha extremamente difícil o controle do conteúdo da internet, em todos os seus meios e aplicativos.

Sugere que as equipe de comunicação dos candidatos trabalhem transformando as ameaças em oportunidades.

As pessoas também precisam se tornar mais críticas com relação aos conteúdos. É preciso checar as informações. Aliás, falamos sobre isto também em relação aos jornalistas e pessoal que trabalha nos diversos meios de comunicação.

DIREITO ELEITORAL

No próximo dia 28 de maio, segunda-feira, a partir das 19 horas, no auditório Dona Etelvina, Bloco 7, Unicesumar, será realizada a III Conferência de Direito Eleitoral da OAB Maringá.

O debate será sobre a “A Criminalização da Política”, com os convidados Joelson Dias, ministro do TSE 2009-2011; Vânia Siciliano Aieta, pós-doutora em Direito Constitucional.

Também participará do evento Luiz Taro Oyama, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Inscrições no site da OAB 

REQUIÃO DISPOSTO A BATER CHAPA COM MEIRELLES, NO MDB

O senador Roberto Requião gravou vídeo colocando seu nome à disposição dos emedebistas do país para disputar a convenção com Henrique Meirelles, como pré-candidato a presidente.

Requião deixa claro que somente levará a sua candidatura a presidente à convenção se receber apoio.

PT Se disputar a convenção do MDB com Meirelles e vencer, Roberto Requião deverá receber o apoio do PT.

Mas ainda há a possibilidade da candidatura de Lula e também do apoio ao candidato do PDT, Ciro Gomes, ou a outro candidato.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade