Lojista diz que não foi ouvida pelos fiscais
Foto: Divulgação/PMM

Maringá

Lojista diz que não foi ouvida pelos fiscais

Cidade por Luciana Peña em 04/03/2021 - 11:52

Empresária que teve a loja interditada diz que estava apenas com uma funcionária acessando o computador para fechar a folha de pagamento e tentou argumentar.  Empresas autuadas têm direito à defesa. Caso consigam provar que não desrespeitaram  decreto, a multa administrativa é cancelada. Nessa quarta-feira (3), duas lojas em shoppings  foram autuadas. Só havia funcionários dentro das lojas, fechadas ao público.

O GGI, Grupo de Gestão Integrada, e as forças de segurança do Estado, vistoriaram 96 estabelecimentos comerciais nessa quarta-feira. Também foram realizadas 12 orientações e três dispersões de aglomeração pela Polícia Militar. Além disso, as equipes autuaram e interditaram duas lojas em dois shoppings centers da cidade.

As lojas estão fechadas ao público, mas havia funcionários no interior. Numa das lojas, havia quatro pessoas e em outra apenas dois funcionários.

Em nota, a administração de um dos shoppings disse que todas as lojas estão fechadas seguindo o decreto estadual, e que a loja interditada estava realizando trabalho interno, de curta duração, porque precisava informar resultados e balanço de fevereiro à administração central da marca, que fica em São Paulo.

No outro shopping, a direção informou que apenas a proprietária e uma funcionária estavam na loja e por apenas nove minutos porque precisavam fazer a retirada de documentos para o fechamento da folha de pagamento. A CBN conversou com a lojista. Emanuele Secron se queixou de não ter sido ouvida. Ela diz que fiscais suspeitaram de que ela estivesse retirando roupas para venda delivery. [ouça o áudio acima]

No decreto estadual e no decreto municipal não há menção explícita à proibição de trabalho interno. O decreto estadual inclusive permite atividades internas na área da educação. O Núcleo Regional de Educação, por exemplo, está fazendo entrevistas com os selecionados para os colégios cívico-militares presencialmente.

Mas o secretário de Segurança Ivan Quartarolli diz que o entendimento da fiscalização é que nem trabalho interno no comércio é permitido para evitar a locomoção e aglomeração de pessoas. [ouça o áudio acima]

O secretário diz, no entanto, que cada caso será analisado, com bom senso, durante período de defesa administrativa de dez dias. O caso da loja da Emanuele pode ser revertido. [ouça o áudio acima]

Ninguém foi multado por falta de máscara e nem pelo desrespeito do toque de recolher. Ao todo foram recebidas 229 denúncias.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade