Lixeiras transbordam de lixo na área central de Maringá
Foto: Diniz Neto

Cidade

Lixeiras transbordam de lixo na área central de Maringá

Cidade por Carina Bernardino em 25/01/2019 - 13:30

População reclama. Prefeitura diz que estuda licitação para comprar lixeiras maiores, mas que não definiu o modelo. 

O Assunto é Política, do comentarista Diniz Neto, discutiu há alguns dias a falta de lixeiras em Maringá e a quantidade pequena para atender a demanda da área central. Foto disponibilizada no site da CBN mostra uma lixeira localizada na Avenida Duque de Caxias transbordando de lixo. E vimos que a situação não é pontual. Na Avenida Getúlio Vargas, acontece a mesma coisa. No meio dia, várias lixeiras ficam cheias e o lixo cai nas calçadas. A situação incomoda o engraxate José Xavier, conhecido como Baiano, que trabalha em um dos trechos da avenida. Ele pede que a prefeitura aumente a quantidade de lixeiras ou que coloque lixeiras maiores no centro.

A vendedora Vanessa da Silva Vicente tem a mesma reivindicação. Uma lixeira localizada quase em frente à loja que ela trabalha vive lotada de resíduos. E a quantidade só não é maior por causa de outro estabelecimento, que recolhe algumas vezes por dia.

Há algum tempo a secretaria de Serviços Públicos de Maringá estuda a mudança do modelo de lixeiras na área central, mas ainda não conseguiu definir qual seria a melhor. O secretário da pasta, Vagner Oliveira, diz que assim que a escolha for feita, uma licitação será lançada, mas que ainda não há data prevista para isto.

A terceirização que o secretário fala na entrevista é de parte dos serviços de limpeza pública. A ideia é que a empresa vencedora faça a limpeza de oito regiões de Maringá, na área que vai da zona 1 até a zona 8. A licitação é de R$ 9,3 milhões. Com isto, o secretário acredita que as lixeiras serão limpas com mais frequência evitando o acúmulo de lixo ao longo do dia. Hoje, a limpeza é feita somente no período da noite.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade