Justiça determina que São Tomé não renove contrato com médicas por suspeita de nepotismo
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de São Tomé

Região

Justiça determina que São Tomé não renove contrato com médicas por suspeita de nepotismo

Paraná por Victor Ramalho em 14/06/2022 - 13:59

A decisão em caráter liminar foi publicada no dia 9 de junho e decorre de uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). De acordo com o órgão, as duas médicas, contratadas por meio de um edital, são tias do atual prefeito da cidade.

A Justiça determinou que o município de São Tomé (a 96 quilômetros de Maringá) não renove o contrato de prestação de serviços com duas médicas da cidade, que seriam tias do atual prefeito. A decisão é da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cianorte e foi publicada no dia 9 de junho. A determinação é em caráter liminar e o município tem 30 dias para recorrer.

Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), que sustenta que a contratação se enquadra como prática de nepotismo. As duas profissionais teriam sido contratadas por meio de serviços terceirizados, através de uma clínica particular.

A Prefeitura de São Tomé teria contratado as duas a partir de uma licitação que, segundo o MP, possui algumas irregularidades. Entre os problemas identificados, o órgão destaca o curto período disponibilizado para o credenciamento de possíveis interessados na concorrência. Além disso, constatou-se que o município já mantém contratos administrativos com empresas prestadoras de serviços médicos para a realização de plantões e atividades complementares junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o que o Ministério Público informou, o contrato com as duas profissionais, firmado em 2021, se encerra em setembro deste ano. Na ação ajuizada, o MP pede que, após o fim do atual contrato, que a cidade supra a necessidade de serviços médicos por nomeação de aprovados em concurso público.

A reportagem da CBN entrou em contato com a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de São Tomé, que informou que o município nunca manteve contrato com médicas com parentesco do prefeito e que o contrato atual firmado com a prestadora de serviços de saúde citada na ação não tem nenhuma ligação com o atual prefeito da cidade. A Procuradoria informa ainda que não há nenhuma irregularidade com a contratação da empresa e que todos os fatos serão demonstrados oportunamente no processo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade