Justiça determina reforma na cadeia pública
Google Street Views

Goioerê

Justiça determina reforma na cadeia pública

Segurança por Luciana Peña em 24/10/2018 - 09:13

Pela decisão liminar, o Estado tem que reformar a carceragem da delegacia de Goioerê até junho de 2019. Laudo incluído na ação pelo Ministério Público aponta pouca iluminação, ventilação e superlotação.

Cadeia pública é o local onde presos detidos preventivamente ficam até o julgamento. No Paraná existem poucas cadeias, mas as carceragens de delegacias passaram a funcionar como cadeias: em vez de apenas presos em flagrante ou provisórios, passaram a abrigar até presos condenados. Resultado: superlotação. E com o passar do tempo, a degradação das estruturas físicas. É assim que está a carceragem da delegacia de Goioerê, com 120 presos num espaço projetado para 48, diz o promotor de Justiça José Paulo Campesino Gomes.

O Ministério Público já tinha pedido e a Justiça determinado a transferência de presos condenados de Goioerê para penitenciárias, mas a transferência ainda não ocorreu. Em outra ação o MP pede a reforma da cadeia. E esta semana a Justiça determinou que o Estado reforme a cadeia até junho de 2019. Antes disso, em fevereiro, o Estado já terá que apresentar um plano de reforma.

O MP pediu que Estado fosse multado caso não reforme a carceragem, mas a Justiça decidiu que só irá fixar multa caso o Estado não apresente em fevereiro o plano de ação.

A reportagem da CBN está tentando contato com o Governo do Estado para comentar o assunto.

Atualizado às 17h45 - A Secretaria de Segurança Pública enviou a seguinte nota oficial em relação ao assunto:

"A Divisão Policial do Interior, da Polícia Civil do Paraná, ainda não foi notificada da referida decisão judicial. Com relação a transferência de presos, está é uma atribuição do COTRANP (Comitê de Transferência de Presos) presidido pelo juiz da Vara de Execução Penal. Toda e qualquer remoção de detento só pode ser realizada mediante autorização deste Comitê."

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade