Tem formato de jornal, papel de jornal… parece jornal impresso, mas não tem nenhuma reportagem. Nenhuma coluna social, nenhuma página policial, nenhum classificado…
É um jornal só para pets. Em lugar de foto, o desenho de patas.
Para os mais nostálgicos, do tempo em que jornal impresso era vendido em lotes nas bancas de revistas e jornais, em que a leitura pela manhã era obrigatória, dá uma sensação de estranhamento. Mas não é que o jornal para pets faz sucesso!
O produto está exposto na entrada de um sebo na Rua Joubert de Carvalho, na região central de Maringá, ao lado de livros impressos, que, sim, ainda resistem ao digital.
Marcos Campiolo era leitor de O Diário, que chegou a ser uma dos mais importantes jornais do Paraná. Depois da leitura, nos finais de semana, aproveitava as folhas de jornal para forrar as gaiolas de passarinho. Hoje em dia, ele precisa recorrer aos catadores de recicláveis para comprar jornal velho. Descobriu o jornal para pets no sebo e decidiu experimentar. [ouça o áudio]
O curioso é que o jornal para pets atende um nicho de mercado descoberto por acaso.
O dono do sebo, Cláudio Basques Fernandes, começou a receber muitos pedidos de clientes que queriam comprar jornal velho. Numa época em que ainda circulavam muitos jornais impressos, mas quando os jornais minguaram, um fornecedor do sebo, que é de Santos, em São Paulo, teve a ideia de produzir jornal para pet. E as vendas só crescem. [ouça o áudio]
O jornal para pet é vendido em embalagens de um quilo, fechadas e, segundo o fabricante, o produto é mais higiênico do que jornal velho.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550