Irmãos são aprovados no mesmo concurso da PM e prestam ‘continência’ à mãe
Adriana deu apoio total aos filhos na escolha pela carreira militar. Foto: Arquivo pessoal

Carreira militar

Irmãos são aprovados no mesmo concurso da PM e prestam ‘continência’ à mãe

Segurança por Fernanda Bertola/GMC Online em 23/09/2023 - 17:50

Os irmãos Matheus Souza Alves e Marcelo Souza Alves, que têm três anos de diferença de idade, entraram juntos para a Polícia Militar do Paraná (PMPR), que concluiu o processo de formatura de novos militares na última semana. De Ariranha do Ivaí, a 176 quilômetros de Maringá, a dupla foi aprovada no mesmo certame e contou com apoio irrestrito da mãe, Adriana da Silva Souza Alves, para conquistar o objetivo.

Depois de passarem pela escola de formação, Matheus teve a formatura realizada neste mês de setembro, em Londrina, como policial militar, enquanto Marcelo se formou bombeiro militar, em maio. Ambos atuam em vários municípios na região de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, e já chegaram até a atender ocorrência juntos.

A história da família é de superação, desde que os irmãos perderam o pai, em 2008, vítima de afogamento, quando ainda eram crianças. Adriana assumiu sozinha o cuidado com os filhos, precisou fazer sacrifícios financeiros para priorizar a educação dos dois e conta ter oferecido total apoio à escolha pela profissão.

“Eles estudaram muito para passar. Deixaram se ir a destas, fazer compras, de viver uma vida como a de outros jovens para poder comprar material para estudar, para se dedicarem aos concursos. Desde 2018 esse esforço vem se aprofundando, até que chegou a conquista. Sinto muito orgulho”, diz Adriana, que hoje atua como artesã, produzindo adesivos para unhas.

Adriana comenta que a carreira militar foi escolha exclusiva dos filhos, mas que Matheus, o mais velho, acabou influenciando o caçula a prestar o mesmo concurso. “Embora uma parcela das pessoas entenda a profissão como desafiadora, eu vejo um papel muito nobre em servir à sociedade. Por isso, sempre dei todo o suporte, ao lado do meu atual marido, que também nos apoiou. A felicidade deles é a minha”.

Para ela, a missão, no entanto, só está começando. “Missão de mãe nunca termina. Eles acabaram de dar um passo importante, mas estarei ao lado, colaborando, respeitando e torcendo pelo sucesso deles, sempre apegada em Deus”.

Os irmãos Matheus (à esq.) e Marcelo (à dir.) passaram no mesmo concurso. Foto: Arquivo pessoal
Os irmãos Matheus (à esq.) e Marcelo (à dir.) passaram no mesmo concurso. Foto: Arquivo pessoal

Sentimento dos irmãos é de gratidão

Bombeiro militar, Marcelo Souza Alves, que enfatiza o nome de guerra “Soldado BM Souza”, expressa a profunda gratidão que tem pela mãe quando lembra que ela batalhou muito para que pudessem seguir carreira militar.

“Crescemos imaginando que não teríamos como pagar uma faculdade, ou que teríamos que lutar muito para trabalhar e estudar, mas nossa vontade era entrar para a polícia. Passamos por muitas dificuldades, muitas horas por dia de estudo e abdicamos de muita coisa. Foi muito difícil. Tivemos que aprender conteúdos que nem imaginávamos para passar na prova. Mas deu certo”, diz.

Marcelo reforça que se não fosse pela mãe, o desafio seria ainda maior, especialmente durante a pandemia. E acrescenta que a conexão com o irmão também foi fundamental para a conquista. “Eu e meu irmão temos uma conexão muito forte. Éramos eu e ele enfrentando tudo. Somos muito diferentes, mas meu irmão pegava no meu pé desde cedo, a exemplo da minha mãe, para sempre seguirmos pelo caminho do bem. Só estou onde estou e vou chegar mais longe por causa do meu irmão e da minha mãe”, destaca.

Hoje, Marcelo se sente realizado sendo bombeiro. Venceu medos como nadar no mar e quer acumular conquistas dentro da corporação.

Matheus Souza Alves, que leva Alves estampado no uniforme, reuniu, entre outras pessoas próximas, a mãe e o irmão para a solenidade de sua formatura, no dia 13 de setembro, em Londrina. Os irmãos aproveitaram a oportunidade para prestar “continência” para mãe, em sinal de respeito e de gratidão. “Minha mãe sempre tentou dar o melhor para seguirmos firmes no caminho que escolhemos trilhar. Ela orou e esteve conosco em cada momento de luta e da tão sonhada vitória”.

Além dos vários desafios financeiros, o policial também lembra do apoio mútuo entre ele e o irmão para se manterem motivados. “Estudar bastante, acordar cedo para se dedicar aos livros, um levantar a moral do outro, isso fez toda a diferença para essa realização. Desde criança sempre tive vontade e admirava viaturas e fardas, e um dia me imaginava sendo militar. Graças ao bom Deus, família e amigos, meu sonho de compor o efetivo da Polícia Militar do Paraná foi alcançado”.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade