Ipplam tem novo presidente
Victor Simião/CBN Maringá

Mudança

Ipplam tem novo presidente

Cidade por Victor Simião em 10/12/2018 - 18:13

É o arquiteto Edson Cardoso. Principal projeto que autarquia deve tocar em 2019 é a revisão do Plano Diretor.  

O arquiteto e urbanista Edson Cardoso Pereira é o novo diretor-presidente do Ipplam, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá. Ele foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (10), em cerimônia na Prefeitura. O arquiteto Celso Saito deixou o cargo. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Ipplam. Saito não compareceu à posse do novo gestor, mas disse à CBN que deixa o instituto sem nenhum problema. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, elogiou Saito e disse que ele fica à disposição da administração.

Edson Pereira já foi presidente do Codem, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Ele tinha sido convidado para fazer parte da gestão de Ulisses Maia logo no início da administração e aceitado o cargo de Secretário de Planejamento. Mas, logo em seguida, por motivos pessoais, Pereira declinou do convite. Na época, no final de 2016, Cardoso tinha projetos dentro da Prefeitura e achou melhor não assumir o cargo para não haver conflito de interesse. 

Segundo Edson Cardoso Pereira, entre as prioridades dele na função de diretor-presidente do Ipplam está a revisão do Plano Diretor, decidido em 2006. Ele disse ainda não saber se o próprio Ipplam poderá fazer a ação ou se irá contratar uma empresa.

Neste ano, a Prefeitura abriu uma licitação para contratar uma consultoria que ficaria responsável pela revisão do plano. O município pretendia pagar cerca de dois milhões de reais. O certame foi suspenso por tempo indeterminado em maio e assim permanece. O Plano Diretor é um projeto para pensar o crescimento e o desenvolvimento de Maringá.

O Observatório das Metrópoles divulgou uma nota se dizendo surpreso com a alteração do diretor-presidente do Ipplam. O texto, assinado pela coordenadora da entidade, Ana Lúcia Rodrigues, informa que causou estranheza a mudança em um momento em que o Plano Diretor deve ser revisto. A nota criticou o novo diretor, dizendo que ele sempre se posicionou a favor da especulação imobiliária e pelos interesses do mercado. A nota elogiou Celso Saito.

O Orçamento do Instituto de Planejamento para 2019 é de 1 milhão 818 mil reais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade