Inverno no Paraná deve ter poucas ondas de frio, dias sem chuva e geadas, prevê Simepar
Foto: Ana Tigrinho/AEN

Solstício

Inverno no Paraná deve ter poucas ondas de frio, dias sem chuva e geadas, prevê Simepar

Paraná por Letícia Tristão em 19/06/2023 - 17:42

O inverno começa oficialmente nessa quarta-feira (21). Em Maringá, a nova estação deve começar com manhãs frias, sol e máximas amenas. 

Parece que o inverno chegou mais cedo no Paraná. Todas as regiões do estado enfrentaram dias frios e quebraram recordes de temperaturas mínimas esta semana.

Mas o inverno começa oficialmente nessa quarta-feira (21), às 11 horas e 58 minutos. Até o dia 22 de setembro, o hemisfério sul estará vivendo dias oficiais de inverno.

O Simepar está prevendo para o Paraná um volume de chuva dentro da média para a estação, geralmente associado à passagem de frentes frias e com temperatura média próxima da normalidade. Há previsão para formação propícia de geada e nevoeiros.

A previsão indica influência forte do fenômeno El Niño,que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos na América do Sul, concentrando as frentes frias somente no sul e sudeste do país.

Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, no Paraná, o fenômeno pode influenciar na formação de geadas e dias seguidos sem chuva. [ouça o áudio acima]

Em Maringá, segundo o Simepar, o primeiro dia do inverno deve ser marcado por predomínio de sol, com mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.

O período de inverno traz preocupação também para os agricultores. Os riscos de geada ligam o alerta nos produtores de grãos principalmente. A meteorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, ngela Beatriz Costa, orienta. [ouça o áudio acima]

A orientação do IDR é que mudas em viveiros e lavouras de café com até dois anos devem ser protegidas em caso de alerta de geada. São indicadas medidas como aquecimento, irrigação ou cobertura para hortaliças em canteiros e estufas, e as mudas de frutíferas tropicais como abacate e manga recém-plantadas. As granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas. O Simepar emite Alerta Geada com até 72h de antecedência.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade