Inscrições para Vestibular de Verão e PAS terminam na quinta-feira (4)
Divulgação/UEM

UEM

Inscrições para Vestibular de Verão e PAS terminam na quinta-feira (4)

Educação por Redação CBN Maringá em 01/10/2018 - 08:51

Termina na próxima quinta-feira (4) o prazo de inscrição para o Vestibular de Verão e para o PAS 2018, na Universidade Estadual de Maringá, para ingresso na UEM em 2019. As inscrições são aceitas somente pela Internet (utilize preferencialmente os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome).

A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão custa R$ 150 e pode ser paga até 8 de outubro, uma segunda-feira. As provas serão aplicadas de 9 a 11 de dezembro. Para este concurso, são oferecidas 1.518 vagas em mais de 60 cursos de graduação, sendo que 20% é reservada para o sistema de cotas da instituição, que beneficia candidatos que estudaram apenas em escola pública e têm baixa renda. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro no site da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

O Manual do Candidato pode ser obtido apenas em www.vestibular.uem.br. A UEM não disponibiliza nem envia cópia impressa aos inscritos. Para obter uma cópia impressa, o interessado deve providenciá-la a partir do arquivo disponibilizado. 

Para que o processo de inscrição seja efetivado, é necessário preencher a ficha de inscrição, responder ao Questionário Socioeducacional, imprimir a Ficha de Compensação para o pagamento da taxa de inscrição, e fazer o pagamento desta taxa utilizando a Ficha de Compensação, em qualquer agência bancária, até 8 de outubro. Não é necessário enviar o comprovante de pagamento à CVU.

A inscrição será homologada somente após o pagamento da taxa, o que significa que o não pagamento implicará o indeferimento da inscrição. Os editais das inscrições homologadas e não homologadas serão publicados no dia 15 de outubro de 2018. 

O candidato terá à sua disposição, na internet, o Menu do Candidato, por meio do qual poderá imprimir a Ficha de Compensação para pagamento da taxa de inscrição, acompanhar a situação da inscrição (recebimento pela CVU/UEM do pagamento da taxa de inscrição) e alterar dados da Ficha de Inscrição. 

Os candidatos às vagas do curso de Música devem passar por provas de habilidades específicas no dia 21 de outubro. A divulgação dos locais de prova para o Vestibular está prevista para o dia 9 de novembro.

Durante o período de inscrição, a CVU vai disponibilizar 20 computadores com acesso à internet. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da CVU, e estão instalados no laboratório de informática, localizada no térreo da Biblioteca Central dos Estudantes.

Outra facilidade já utilizada em concursos anteriores é o uso do aplicativo após a inscrição. A partir da instalação, o usuário poderá acompanhar o processo de efetivação, locais de prova, informações sobre concorrência do curso escolhido, desempenho, além de alerta de resultados divulgados pela CVU. O App Vestibular da UEM pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e Apple IOS.

PAS

Já, a taxa de inscrição para o PAS é de R$ 75,00, mas pode ser paga também até o dia 8 de outubro. A inscrição implicará o conhecimento e aceitação das normas e das condições estabelecidas no Manual do Candidato do PAS-UEM 2018, em relação às quais o candidato não poderá alegar desconhecimento. 

O Manual do Candidato do PAS-UEM 2018 pode ser obtido apenas em www.pas.uem.br. A UEM não disponibiliza nem envia cópia impressa aos inscritos. Para obter uma cópia impressa, o interessado deve providenciá-la a partir do arquivo disponibilizado. 

Para se inscrever, o candidato precisa seguir o mesmo procedimento da inscrição para o Vestibular de Verão, a começar pelo preenchimento da Ficha de Inscrição. Após pagar a taxa e concluir o processo, também não é necessário enviar o comprovante de pagamento à CVU.

Da mesma forma, os editais das inscrições homologadas e não homologadas serão publicados no dia 15 de outubro de 2018. O candidato terá à sua disposição, na internet, o Menu do Candidato, por meio do qual poderá imprimir a Ficha de Compensação para pagamento da taxa de inscrição, acompanhar a situação da inscrição (recebimento pela CVU/UEM do pagamento da taxa de inscrição) e alterar dados da Ficha de Inscrição. 

São 752 vagas distribuídas entre os cursos de graduação, que serão preenchidas entre os candidatos que fizerem a etapa 3 do concurso, cuja lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro no site da CVU. O desempenho dos candidatos que fizerem a etapas 1 e 2 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2019.

A partir deste concurso, a Comissão de Vestibular Unificado (CVU) exige que o candidato apresente o documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no ato da inscrição. A mudança atende as normas bancárias estabelecidas pela Caixa Econômica Federal visando a segurança para emissão do boleto para da taxa de inscrição.

Com assessoria

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade