Inclusão de deficientes no mercado de trabalho aumenta 7%
Arquivo PMM

Emprego

Inclusão de deficientes no mercado de trabalho aumenta 7%

Cidade por Carina Bernardino em 01/11/2018 - 20:00

Foram 218 contratados até outubro em Maringá por meio da Agência do Trabalhador. E após conquistar a vaga, os trabalhadores continuam sendo acompanhados e orientados para se manter no emprego 

A lei de cotas impõe, de acordo com o porte, que empresas disponibilizem de 2% até 5% das vagas para reabilitados da Previdência Social ou que tenham algum tipo de deficiência. Mas apesar da legislação, a Agência do Trabalhador de Maringá ainda encontra dificuldades para colocar esses profissionais no mercado de trabalho. Se comparado aos anos anteriores houve avanço. Por exemplo, de janeiro a outubro de 2017 foram feitas 204 contratações na cidade e neste ano, no mesmo período, 218. O aumento foi de 7%. Segundo a diretora da unidade, Clarice Chimirri, após o 1º Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência a oferta de vagas já foi maior na unidade e que outras ações devem ajudar no processo de inclusão.

O Fórum contou com a participação das secretarias municipais, INSS, Apae, Universidade Estadual de Maringá e Núcleo Regional de Educação. Vale destacar que a Agência do Trabalhador não ajuda apenas na conquista da vaga, mas que a unidade também acompanha e orienta os trabalhadores para que eles consigam se manter no emprego. A servidora responsável pelo serviço é  Ana Carmem Dias, especialista na área, que também é deficiente visual. Ela disse que as tecnologias ajudam nesse processo de inclusão da pessoa com deficiência.

No ranking de contratações de 2018, 84 trabalhadores tinham deficiência física, 53 deficiência auditiva e 36 visual. Mais informações pelo telefone 3309 5007, em horário comercial.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade