Incêndio repercute na comunidade acadêmica
Tânia Rego/Agência Brasil

Museu Nacional

Incêndio repercute na comunidade acadêmica

Cidade por Luciana Peña em 03/09/2018 - 09:11

Reportagem conversou com pesquisadora da UEM. Pesquisas em instituições de ensino de todo o país dependiam do Museu Nacional. E o caso leva à reflexão: como está a conservação de acervos locais?

A notícia do incêndio que destruiu a maior parte do acervo do Museu Nacional, incluindo o próprio prédio histórico, abalou a pesquisadora Carla Simone Pavanelli, do Nupélia, núcleo de pesquisas em ambientes aquáticos da Universidade Estadual de Maringá. Ela é curadora do acervo de peixes do Núpelia e conhecia muito bem o Museu Nacional. O acervo de peixes do Museu escapou ileso porque está em outro prédio, diz a pesquisadora. Mas o que foi destruído não era apenas registro histórico, peças de museu para visitantes. Era material de pesquisa para futuros trabalhos. Para trabalhos que estão em desenvolvimento neste momento.

O incêndio no Museu Nacional deixa em alerta todos os outros museus e acervos. Como está o cuidado com a manutenção, com a estrutura destes locais? O próprio Nupélia tem um acervo importante da biodiversidade dos rios do Paraná.

A reportagem da CBN entrou em contato com a UEM para saber sobre medidas de prevenção adotadas na universidade.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade