O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata os cruzamentos com linhas férreas como áreas de alto risco, impondo obrigatoriedade de parada e prioridade absoluta aos veículos ferroviários.
O acidente entre um trem e um ônibus da empresa de transporte coletivo Cidade Verde foi por volta das 5h desta quinta-feira (5).
Pelas imagens de câmeras internas do ônibus, é possível ver que o ônibus cruza a linha férrea sem parar e é atingido quando estava quase completando a travessia.
Não havia passageiros no ônibus e o motorista não ficou ferido.
O dano foi apenas material.
Esse foi o segundo acidente entre veículos e trens em cruzamentos da linha férrea em Sarandi num espaço de menos de dez dias.
Em nota, a empresa Cidade Verde informou que apenas o motorista estava no interior do coletivo. Ele não sofreu ferimentos e passa bem. A empresa diz que preza pela segurança e está colaborando com as autoridades de trânsito para a apuração dos fatos. Uma sindicância interna foi aberta e a equipe técnica já está analisando as imagens do circuito interno de câmeras do ônibus para esclarecer a dinâmica exata do acidente.
A CBN também entrou em contato com a Concessionária de Ferrovias Rumo. Em nota, a concessionária informou que o maquinista seguiu os protocolos de segurança, acionou a buzina e os freios de emergência da locomotiva. Mas por causa do peso do trem, não foi possível evitar o impacto.
Segundo a Rumo, o acidente ocorreu porque o motorista do ônibus tentou atravessar a passagem em nível mesmo com a aproximação da composição.
A Rumo reforça que está no Código de Trânsito (CTB): trens têm preferência de passagem na linha férrea. Cruzar a linha férrea sem a parada obrigatória de segurança configura infração gravíssima.