HPM fala na Câmara sobre a situação do hospital
Foto: CMM/divulgação

Maringá

HPM fala na Câmara sobre a situação do hospital

Saúde por Letícia Tristão em 25/10/2022 - 11:52

A diretoria do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM) usou a tribuna na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (25). A unidade está fechada há mais de três meses, depois de ser interditada após relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

O vice-presidente do HPM, Maurício Parisoto, falou aos vereadores sobre a importância do hospital e a necessidade de leitos SUS para famílias da região que precisam de atendimento especializado multiprofissional e que o funcionamento da unidade garante o emprego de mais de 100 pessoas.

Os vereadores vão tentar intermediar um contato entre o HPM, Prefeitura e Ministério Público sobre a reabertura do hospital. Foi o que explicou o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP).

Hospital Psiquiátrico de Maringá está fechado desde julho, após um relatório da Secretaria de Estado da Saúde apontar irregularidades na estrutura e efetivo do local. Desde então, a administração tenta a reabertura da unidade, inclusive judicialmente.

De acordo com a administração, o hospital tem condições de receber pacientes em uma das alas, com 54 leitos e o que falta é a inspeção da Vigilância Sanitária do Município. O HPM tem um total de 252 leitos. 

Procurada pela CBN, a Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Hospital Psiquiátrico está sob interdição definitiva pelo não cumprimento da legislação sanitária. A pena de interdição e multa foram aplicadas no dia 11 deste mês. O processo, que aponta problemas na estrutura física e ausência de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) - que se refere diretamente ao atendimento aos pacientes no hospital -, foi disponibilizado à direção do estabelecimento para conhecimento. O hospital recorreu à Justiça em setembro, solicitando a reabertura da unidade, mas o pedido foi negado.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade