Maringá tem em torno de 40 hortas comunitárias. A produção anual é de centenas de toneladas de alimentos, segundo a prefeitura. Milhares de famílias cuidam todos os dias das plantações de hortaliças. Parte da produção é para consumo próprio e parte é vendida para complementar a renda.
Mas o que era para ser algo até terapêutico para muitos voluntários que cuidam das plantações, se transformou em dor de cabeça.
É que a horta do Conjunto Ney Braga foi furtada seis vezes somente nos últimos 40 dias.
O relato é do presidente da horta, Nivaldo Agda da Silva. Segundo ele, a situação está insustentável. Somente lá, são 26 famílias trabalhando todos os dias.
Os voluntários chegaram para trabalhar de manhã e encontraram a horta “depenada”. Ele conta que os ladrões levaram também os fios de energia, e a região ficou sem luz. [ouça o áudio acima]
Segundo Nivaldo, os ladrões cortam o alambrado e invadem a horta de madrugada. Ele diz que aciona a prefeitura e as forças policiais quando constata os furtos, mas aí já não tem mais o que fazer. [ouça o áudio acima]
(atualização às 17h40): A Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota sobre o assunto. Leia na íntegra:
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), informa que registrou boletim de ocorrência na polícia sobre o furto ocorrido na horta comunitária do Conjunto Ney Braga. O município foi informado sobre dois furtos no local e realizou a manutenção necessária. O atendimento está normalizado na horta. A Guarda Civil Municipal destaca que realiza rondas constantes na região e vai reforçar o patrulhamento no local.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550