Homem é multado em R$ 10 mil reais por arrancar casca de árvore
Foto: Prefeitura de Tapejara

Tapejara

Homem é multado em R$ 10 mil reais por arrancar casca de árvore

Paraná por Luciana Peña em 16/02/2021 - 10:58

A árvore  da espécie Amburana é tombada como patrimônio de Tapejara. É a única Amburana na região que ainda dá sementes. Vizinhos denunciaram à Polícia Ambiental.

A Amburana de Tapejara é protegida por lei e pelos olhos vigilantes dos moradores. Foram eles que viram, filmaram e denunciaram um homem da cidade vizinha de Cianorte que estacionou o carro perto da árvore, se aproximou e pelo que as imagens dão a entender arrancou cascas.

A casca da Amburana é utilizada para fins medicinais e para curtir pinga. O intensivo uso comercial da planta colocou a Amburana na lista das espécies em extinção.

Em Tapejara, a Câmara Municipal aprovou uma lei tombando, como patrimônio ambiental, a única árvore da espécie na região que ainda produz sementes.

A Amburana de Tapejara ganhou placa com informações e o alerta de que a árvore é protegida por lei.

Por isso, o homem que descumpriu a lei foi multado em 10 mil reais, diz o secretário de meio Ambiente de Tapejara, Paulo Sérgio dos Santos. [ouça no áudio acima]

Segundo um estudo da Embrapa, a simples remoção da casca do caule causa graves danos à planta. A CBN não conseguiu contato com o advogado do cidadão multado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade