Grupo que aplicava golpe com a venda de terrenos tinha ‘representantes’ em Maringá, Marialva e Mandaguari, diz delegado
Foto: Ilustrativa/Arquivo/AEN

Região

Grupo que aplicava golpe com a venda de terrenos tinha ‘representantes’ em Maringá, Marialva e Mandaguari, diz delegado

Segurança por Monique Manganaro/GMC Online em 14/07/2022 - 15:00

Moradores de Maringá e Marialva são investigados por suspeita de envolvimento com uma quadrilha que aplicava golpes na venda de terrenos em estradas rurais da região. O grupo, conforme apurou a Polícia Civil, era chefiado por um morador de Mandaguari.

Os policiais deflagraram nesta quinta-feira (14) uma operação para cumprir mandados judiciais contra os suspeitos. Foram quatro mandados de busca e apreensão cumpridos em Maringá, Marialva e Mandaguari. Uma imobiliária de Maringá foi alvo de buscas. 

De acordo com o delegado de Marialva, Aldair Oliveira, a denúncia que levantou a suspeita sobre a aplicação do golpe na região foi feita por uma pessoa que procurou a delegacia apresentando um contrato de compra e venda. O documento chamou a atenção dos policiais por estar mal redigido e com poucas informações. “Era um contrato de compra e venda do verdadeiro proprietário, em tese, para o estelionatário. Como o contrato era muito precário, nós começamos a investigar e, à medida que fomos colhendo informações, outras vítimas foram chegando”, disse o delegado. 

Segundo as informações apuradas pela Polícia Civil, os estelionatários forjaram um contrato de compra e venda envolvendo os verdadeiros proprietários de dois terrenos e, com este documento, apresentavam-se como os novos donos dos lotes em questão. Assim, eles conseguiam fazer as vendas para as vítimas. 

“São dois terrenos: um na Estrada Caraná [em Marialva] e outro na Estrada Sarandi. As informações que nós temos é que um mesmo terreno foi vendido mais de nove vezes para pessoas distintas. Eles vendiam esse terreno por diferentes valores, teve vítima que desembolsou até R$ 200 mil para comprar esse terreno”, afirmou Oliveira. 

Durante a investigação, a polícia conseguiu identificar o suspeito de liderar o grupo, um morador de Mandaguari. No entanto, a suspeita é que ele tenha ajuda de moradores de Maringá e Marialva. “Nós suspeitamos que há ainda mais vítimas e não descartamos a possibilidade de que outras pessoas também estejam envolvidas”, acrescentou o delegado.

Para cometer o crime, os suspeitos anunciavam os terrenos na internet. Eles também falsificavam firmas e reconhecimentos para concluir o processo de venda dos lotes. 

Com os mandados cumpridos nesta quinta-feira, a Polícia Civil apreendeu notas promissórias, cheques e contratos de compra e venda de imóveis nos mesmos moldes do documento que foi apresentado pela primeira vítima que procurou a delegacia. Uma pessoa foi presa. 

O delegado Aldair Oliveira recomenda atenção no momento de efetuar a compra de um imóvel e alerta que, fazer uma operação como esta tendo em mãos apenas um contrato de compra e venda, é uma operação arriscada. “O que a gente recomenda é que a pessoa, ao ser apresentado um imóvel, que ela procure a matrícula desse imóvel, procure o cartório de registro de imóveis e peça uma certidão negativa de ônus, até para se certificar que sobre aquele imóvel não pende nenhum tipo de ônus real, hipoteca. E também [é preciso] verificar se, de fato, aquele contrato de compra e venda foi averbado na matrícula daquele imóvel. Procure se inteirar do histórico do vendedor”, aconselhou. 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade