Grupo de culinária formado por empresários de Maringá completa 25 anos
Arquivo pessoal

Cookery Club

Grupo de culinária formado por empresários de Maringá completa 25 anos

Cidade por Luciana Peña em 25/10/2018 - 08:46

São 25 anos se reunindo ao redor do fogão para apreciar um bom prato, um bom vinho e uma boa conversa. O Cookery Club não apenas fortalece  laços de amizade, mas também cumpre um papel social. Uma vez por ano o grupo promove um jantar beneficente.

É um clube seleto. Só homens, só amigos. Empresários que se conhecem de longa data e que encontraram na culinária uma paixão em comum. Mas nem todo mundo sabia cozinhar quando o Cookery Club começou, 25 anos atrás, como se recorda um dos fundadores, Carlos Ajita.

São 20 integrantes. Uma vez por mês o grupo se reúne para preparar uma receita. Quase ninguém falta porque o compromisso está agendado para o ano todo; a reunião é sempre na 4ª quinta- feira do mês. Três cozinheiros são encarregados do cardápio a cada rodada.

As mulheres só participam uma vez por ano, no jantar especial do Dia das Mães, ou em algum evento festivo como o desta quinta-feira (25), para comemorar os 25 anos do Cookery. Nas reuniões ordinárias, digamos assim, o assunto fica em torno da culinária. Ingredientes, vinhos… e de vez em quando uma pitada de política, negócios…

E de uma hora para outra os integrantes do Cookery podem ser convocados para uma reunião extraordinária. É quando um ingrediente especial, geralmente vindo de outro país, desembarca em Maringá.

Toda receita é um novo desafio e todo novo prato ganha um sabor especial. Muito pelo encontro de amigos, os momentos prazerosos, essa sim uma receita que não tem como desandar.

E no Cookery também surgiram receitas exclusivas. O maior exemplo é o bacalhau do Macoto, que leva o nome do empresário Macoto Sato que morreu em 2014 e era integrante da confraria. Todo ano o bacalhau do Macoto é servido num evento beneficente que arrecada recursos para entidades assistenciais. Porque, segundo Carlos Ajita, a culinária é também uma expressão de amor ao próximo.

E nesta 4ª quinta-feira do mês, o Cookery Club se reúne para comemorar os 25 anos. No cardápio: paella de frutos do mar.

No cardápio desta quinta-feira (25): paella de frutos do mar. (Foto: arquivo pessoal)
No cardápio desta quinta-feira (25): paella de frutos do mar. (Foto: arquivo pessoal)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade