Gordura no fígado se desenvolve de maneira silenciosa, diz especialista
CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 10/11/2025 - 11:10
A esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, pode surgir sem sintomas aparentes segundo a médica hepatologista e professora da Unicesumar, Aline Oba. Ela explica que a esteatose hepática está entre as condições mais frequentes em consultório e que o número de pacientes diagnosticados tem aumentado de forma expressiva.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, entre 20% e 30% da população brasileira apresenta algum grau da doença. Aline Oba explica que a esteatose está associada à síndrome metabólica, que envolve obesidade, resistência à insulina, colesterol e triglicerídeos elevados. “Mesmo pessoas magras podem desenvolver a condição se tiverem alterações metabólicas”.
O problema costuma ser descoberto em exames de imagem realizados por outros motivos e pode ser revertido com mudanças de hábitos. Mas, sem tratamento, a doença pode evoluir para esteato-hepatite, caracterizada por inflamação e fibrose hepática, que pode progredir para cirrose e até câncer de fígado. A médica destaca que a doença reflete o estilo de vida moderno e algumas pessoas estão mais suscetíveis, como é o caso dos orientais.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição