Gincana poliesportiva marca Dia do Trabalho na comunidade japonesa
Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá

Undokai

Gincana poliesportiva marca Dia do Trabalho na comunidade japonesa

Esporte por Carina Bernardino em 01/05/2019 - 11:04

As 24 provas do tradicional Undokai foram para todas as idades, desde crianças até idosos.  

Fotos: Carina Bernardino/CBN Maringá

 

O feriado do Dia do Trabalho é para os orientais um dia de confraternização e integração. Na Acema, entidade da comunidade nipo-brasileira de Maringá, a data foi marcada por uma gincana poliesportiva, denominada Undokai. A tradição é antiga, explica o presidente Afonso Shiozaki. 
 
Centenas de famílias participam da festa e levam tendas, mesas, cadeiras, comidas e bebidas. A enfermeira Lúcia Shimizu preparou marmitas japonesas.  
 
A gincana tem 24 provas para todas as idades, desde bebês até 90 anos. A servidora pública Carmem Yamada confessa que treinou para uma das competições. Na verdade, é que a prova é feita com hashi, o talher japonês.  
 
A estudante Laura, de 11 anos, vai participar de uma prova individual e de outras duas em equipe. 
 
Mas antes de iniciar as disputas, vamos à um aquecimento japonês e atenção ao ritmo. 
 
Uma das primeiras provas disputadas foi a corrida. A Mirei, de 12 anos, participou. 
 
Apesar do Undokai ser uma tradicional gincana japonesa, na Acema a CBN encontrou muitos brasileiros participando, até na organização do evento. Uma das voluntárias foi a funcionária pública Ângela Rodrigues, que frequenta a comunidade nipônica. 
 
A palavra Undokai vem da junção de outras duas: ‘undo’, que significa atividade física e ‘kai’, festa. A gincana poliesportiva ocorreu no campo de Beisebol da Acema. Houve premiações simbólicas para todos os participantes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade