Galo Maringá leva virada do Operário e é rebaixado no Campeonato Paranaense
Galo Maringá é rabaixado no Campeonato Paranaense | Foto: Renata França/Galo Maringá

Em casa

Galo Maringá leva virada do Operário e é rebaixado no Campeonato Paranaense

Esporte por Felippe Gabriel/GMC Online em 25/02/2024 - 19:35

Em 2025, o Galo Maringá disputará a segunda divisão do Campeonato Paranaense. A equipe foi rebaixada neste domingo (25), após ser derrotada mais uma vez na competição, desta vez para o Operário, por 2 a 1, e terminar na lanterna. 

A partida, trasmitida pela rádio CBN Maringá em 95,5 FM e pelo Youtube, foi válida pela 11ª rodada do estadual e disputada no Estádio Regional Willie Davids, com gols marcados por Guilherme Portuga, para o Galo, e Neto Paraíba e Maxwell, para o Fantasma.

Em 11 jogos, o Galo conquistou apenas uma vitória, além de quatro empates e seis derrotas, somando apenas sete pontos e figurando na última colocação. Foram 13 gols marcados e 22 sofridos, em uma saldo negativo de nove gols. 

A outra equipe rebaixada foi o PSTC, que somou oito pontos e teve saldo de -11 gols. O São Joseense também finalizou a campanha com oito pontos, mas teve saldo melhor (-6) e conseguiu escapar. Já o Andraus ficou em nono e também fugiu da degola, mas não se classificou.

Com o fechamento da última rodada, foram conhecidos os oito classificados às quartas de final e os confrontos:

  • Londrina (8º) x Athletico-PR (1º)
  • Cianorte (7º) x Coritiba (2º)
  • Cascavel (6º) x Maringá FC (3º)
  • Azuriz (5º) x Operário (4º)

Os times à esquerda fazem o primeiro jogo em casa. As datas serão definidas amanhã pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), mas as partidas acontecem na semana que vem.

O JOGO

O Galo foi para a última rodada na lanterna da competição, precisando da vitória e dependendo dos resultados dos adversários para permanecer na primeira divisão, além de já estar sem chances de classificação. 

O Operário, por sua vez, tinha a classificação garantida e, com um time predominantemente reserva, buscava se manter na quarta colocação para ter melhores condições nas fases finais. 

Depois de um início mais estudado, o Galo marcou presença constante no ataque do Operário e engatou boas chances em sequência, até chegar ao gol com Portuga, aos 25’. De uma maneira que ainda não havia sido vista, a equipe alvinegra era quem propunha o jogo e chegava com perigo, demonstrando uma grande vontade de vencer. A atuação no primeiro tempo deu esperanças ao torcedor e tudo indicava que o time conquistaria a permanência.

Já o Operário não conseguia encaixar seu jogo, chegando ao ataque somente no fim, em jogadas de bola paradas.

A segunda etapa teve um cenário parecido, com a equipe maringaense propondo e jogo e tendo as melhores chances, mesmo com o Fantasma pressionando no início. Porém, o time de Ponta Grossa virou o placar com um gol de Neto Paraíba (34’) e, a partir disso, o Galo precisou se lançar ao ataque. Assim, deixou espaços na defesa e o Operário aproveitou, ampliando com Maxwell (41’).

Mesmo com uma boa atuação, o Galo Maringá, mais uma vez, tomou gols no fim da partida e não conseguiu o resultado positivo, situação que se repetiu durante o campeonato. A vitória escapou e a permanência na primeira divisão também. 

1º tempo

A primeira oportunidade da partida foi um gol perdido por Cauari, para o Galo. Aos 20’, Guilherme Portuga brigou com o zagueiro na linha de fundo e cruzou rasteiro para o jovem atacante, que furou e perdeu uma grande oportunidade na cara do gol.

O Galo ainda emendou duas boas jogadas na sequência. Neto Acará arriscou de longe e Rafael Santos fez uma grande defesa buscando a bola no cantinho e mandando para escanteio. Na cobrança, Félix Jorge subiu mais que todo mundo, mas mandou por cima do gol.

Animado com as boas jogadas, o Alvinegro foi para cima e abriu o placar, com Guilherme Portuga, aos 25’. A defesa do Operário lançou a bola para o ataque e Elacio rebateu diretamente para Neto Acará, que fez o pivô e encontrou Portuga. O meia ganhou da marcação da com uma linda caneta no zagueiro e bateu no canto direito de Rafael Santos.

O Galo era melhor e propunha o jogo. Mesmo vencendo, a  equipe sabia que dependia dos demais resultados da rodada e não podia perder a vantagem que construiu.

Aos 45’, Ítalo tabelou com Elacio desde a defesa e apareceu na entrada da área para finalizar com muito perigo. O Operário respondeu no lance seguinte em cobrança de escanteio e quase chegou ao empate, com Erik Bessa.

2º tempo

O jogo continuou muito bom no segundo tempo e muito movimentado por parte das duas equipes. Aos 13’, Felipe Garcia ganhou da zaga depois da bola ser levantada na área em escanteio, cabeceando forte no meio do gol. Patrick, atento, fez linda defesa e afastou o perigo.

Em mais um escanteio cobrado por Erik Bessa, o Fantasma chegou novamente, mas a bola foi para fora.

Quando a equipe do Galo estava melhor e parecia que chegaria ao segundo gol, o Operário foi se encontrando no jogo e equilibrando as ações. Em uma bela troca de passes, aos 34’, Neto Paraíba recebeu de Felipe Augusto no meio da área, a defesa do Galo parou e o atacante teve tempo para dominar, pensar e finalizar para empatar o jogo.

Sem conseguir muitas oportunidades, mas se lançando ao ataque para tentar a vitória, o Galo foi abrindo espaços na defesa. Aos 41’, Kauan errou um passe na intermediária no rebote de uma falta e o Operário armou o contra-ataque. Com toques rápidos, a bola chegou até Neto Paraíba pela direita, que cruzou para a área. O goleiro Patrick — que já havia feito ótimas defesas ao longo do jogo — espalmou e Maxwell ficou com a sobra. O atacante cortou para o meio e bateu para o gol do ainda desequilibrado Patrick, que não conseguiu chegar.

Foi o lance para selar de vez a derrota do Galo, que não teve forças para reagir. Nos acréscimos, Neto Paraíba teve uma chance em outro contra-ataque, mas não superou Patrick, que precisou fazer outro milagre segundos depois.

 

Equipe do Galo comemora o primeiro gol de Portuga no campeonato, que chegou para ser o craque da equipe | Foto: Renata França/Galo Maringá
Equipe do Galo comemora o primeiro gol de Portuga no campeonato, que chegou para ser o craque da equipe | Foto: Renata França/Galo Maringá

A bola parou de rolar no WD, mas ela continua na CBN Maringá. Na quarta-feira (28), às 19h15, o Maringá FC enfrenta o América-MG, pela primeira fase da Copa do Brasil. E nessa segunda-feira (26), às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes dos times maringaenses no Campeonato Paranaense. 

Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.

FICHA TÉCNICA

Galo Maringá 1×2 Operário – 11ª rodada do Campeonato Paranaense

Data e hora: 25 de fevereiro de 2024, às 16h00 (de Brasília)
Local: Estádio Regional Willie Davids – Maringá (PR)
Árbitro: Luis Alexandre Fernandes
Assistentes: Bruno Boschilia e Diego Fortunato
4º árbitro: David Herik Pinho
Cartões amarelos: Neto Acará (36’ 2T), Lucas Hipólito (40’ 2T)
Cartões vermelhos: –
Gols: Guilherme Portuga (25’ 1T), Neto Paraíba (34’ 2T), Maxwell (41’ 2T)

Galo Maringá: Patrick; Elacio, Dutra, Kauan, Félix Jorge; Samir (Luigi, 11’ 2T), Alex Nemetz, Guilherme Portuga (Lucas Alves, 15’ 2T); Ítalo (Vitor Saci, 30’ 2T), Cauari (Bruninho, 11’ 2T), Neto Acará. Técnico: Émerson Cris.

Operário: Rafael Santos; Pacheco, Alemão, Allan (Borech, 24’ 2T), Lucas Hipólito; Pedrinho (Neto Paraíba, 1’ 2T), Vinicius Diniz, Cássio Gabriel (Felipe Claudino, 1’ 2T); Felipe Augusto, Marcelo Cirino (Felipe Garcia, 47’ 1T), Erik Bessa (Maxwell, 24’ 2T). Técnico: Rafael Guanaes.

Público total: 687
Público pagante: 567
Público não pagante: 120
Renda total: R$ 11.660,00

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade