Fogo atinge quase 20 km do Parque Nacional de Ilha Grande
Divulgação/Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar

Incêndio

Fogo atinge quase 20 km do Parque Nacional de Ilha Grande

Paraná por Carina Bernardino em 14/08/2019 - 18:11

Tempo seco e o vento atrapalham o combate às chamas, feito por equipes de bombeiros de três municípios da região Noroeste. 

O incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, na região Noroeste do Paraná, iniciou nessa terça-feira (13), mas as chamas se propagaram rapidamente devido ao tempo seco e o vento. Nesta quarta-feira (14), os focos já atingem áreas do Parque que cortam os municípios de Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso. Segundo o Corpo de Bombeiros de Altônia, a área atingida abrange quase 20 quilômetros da Ilha. O aspirante Paulo Paes Júnior, comandante do órgão, relata as dificuldades no combate às chamas por causa do acúmulo de combustível, solo hidromórfico, altas temperaturas durante o dia e baixa a noite e fortes ventos com rajadas. 

Em nota, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) informou que foram dois focos de incêndio, um com início na praia do Paracaí e outro na lagoa Jatobá. O foco do Paracaí se alastrou pela várzea continental, enquanto o da Jatobá se alastrou pela ilha Grande, a maior ilha do parque e que dá nome à unidade. Os dois primeiros focos se dividiram em vários outros, mas há duas frentes de combate nas áreas mais graves. 

Ainda segundo o ICMBio, a área queimada atinge 29 mil hectares da ilha Grande e 3.500 hectares na várzea continental. Por segurança, o combate ao incêndio irá ocorrer somente durante o dia. 

Além do Corpo de Bombeiros, brigadistas do ICMBio também trabalham para combater o fogo, assim como um helicóptero do BPMOA (Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná). De acordo com o Instituto, não chove há 28 dias na região. O último registro é de 23 mm em 16 de junho. 

Fotos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade