‘Floresta urbana’ de Maringá cria identidade visual e chama atenção pela beleza
Google Street View

Arborização

‘Floresta urbana’ de Maringá cria identidade visual e chama atenção pela beleza

Meio Ambiente por Letícia Tristão/GMC Online em 25/01/2021 - 08:35

Uma das principais características de Maringá é a arborização. Ruas largas com canteiros floridos e árvores por todo o canto. Essa beleza que passa aos olhos do maringaense todos os dias foi planejada com detalhes logo no início do desenvolvimento da cidade.

A arborização de Maringá é responsável por criar uma identidade única, e o cuidado com que o urbanismo foi arquitetado é o que chama a atenção, principalmente dos visitantes.

Segundo o engenheiro florestal da secretaria do Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema), Maurício Sampaio, entre as características previstas no primeiro plano de arborização de Maringá, está a continuidade das espécies ao longo das vias. [ouça o áudio acima]

Esse é um “detalhe” delicadamente arquitetado resultou em uma beleza exuberante e imponente, que salta aos olhos, principalmente dos visitantes. É possível observar mais essa ‘jardinagem’ nas vias principais do centro.

Outro detalhe, é que a escolha das espécies para o plantio foi pensada para que a cidade tivesse durante o ano todo pelo menos alguma espécie em floração.

Maringá tem 142.893 árvores em vias públicas, segundo a Sema, uma verdadeira ‘floresta urbana’.

Veja alguns exemplos:

Na Avenida Rio Branco, foi plantada a espécie Pau-ferro no canteiro central e Sibipirunas nas calçadas. Esse conjunto de espécies hoje formam um túnel verde ao longo da via, com a copa das árvores que se entrelaçam.

A Avenida Duque de Caxias tem Tamareiras no canteiro central e foram plantados no início Jacarandás nas calçadas. Mas, com os anos, os Jacarandás foram substituídos pelas Sibipirunas, conforme Sampaio.

A Avenida Paraná esbanja a espécie Palmeira Imperial no canteiro central e Sibipirunas nas calçadas.

Em grande parte da Avenida Brasil, foram plantados Ipês Roxos no canteiro central e Sibipirunas nas calçadas.

Na Avenida Laguna, foi plantada a espécie Flamboyant no canteiro central e Sibipiruna nas calçadas.

Segundo a Sema, Maringá tem 142.893 árvores espalhadas por vias públicas, além das que estão localizadas em parques e reservas ambientais da cidade. A espécie que predomina em Maringá é a Sibipiruna, são 33.665 árvores. Mas a cidade esbanja também espécies raras, exóticas, gigantes e antigas.

Com isso, o desenho da cidade contempla ruas e avenidas largas, com grandes canteiros centrais, que chegam a ter até 10 metros de largura em alguns casos. Além das praças, que ficam principalmente nas rotatórias. O primeiro planejamento da arborização de Maringá foi feito em 1948 pelo agrônimo Luiz Teixeira Mendes e por Annibal Bianchini, conhecido popularmente como o jardineiro de Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade