Ex-governadora Cida Borghetti recebe título de Cidadã Honorária do Paraná
Foto: Divulgação

Homenagem

Ex-governadora Cida Borghetti recebe título de Cidadã Honorária do Paraná

Política por Luciana Peña em 27/02/2024 - 10:42

A ex-governadora Cida Borghetti receberá nesta terça-feira (27), às 18h30, na Assembleia Legislativa (Alep), o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná. Uma homenagem à trajetória da maringaense de coração que foi a primeira mulher a governar o Estado.

Cida Borghetti nasceu em Santa Catarina, mas adotou o Paraná para viver, e foi aqui que percorreu uma trajetória política histórica.

Empresária e jornalista, especialista em administração e políticas públicas, Cida foi a primeira mulher a governar o Paraná, em 2018.

O ápice de uma vida política que começou quando Cida Borghetti era militante do PDS Jovem.

Foi presidente voluntária do Provopar de Maringá. Foi chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, no governo Jaime Lerner.

Em 2000, Cida Borghetti concorreu à prefeitura de Maringá. Dois anos depois, ela se elegeu deputada estadual, e se reelegeu em 2007.

Foi recordista de leis aprovadas e sancionadas na Assembleia Legislativa, com forte atuação em campanhas de combate ao câncer de mama e na saúde preventiva.

Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal. Presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.

Em 2014, Cida Borghetti foi candidata a vice-governadora na chapa de reeleição do então governador Beto Richa. 

Em abril de 2018, se tornou a primeira mulher a governar o Paraná. E já nos primeiros dias de administração dois desafios enormes: a prisão no Paraná do então ex-presidente Lula e a greve dos caminhoneiros que ameaçou parar o Brasil. [ouça o áudio]

Nesta terça-feira (27), Cida Borghetti será homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná. Cida receberá o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná.

O título foi proposto pelo deputado estadual Adriano José, do Progressistas. [ouça o áudio]

E na sexta-feira (1º), Cida Borghetti será homenageada em Maringá, numa cerimônia organizada por empresários e lideranças locais. 

Com informações de assessoria de imprensa

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade