Estudante natural de Maringá é alvo de mandado da Operação Lesa Pátria
Foto: Polícia Federal

8 de janeiro

Estudante natural de Maringá é alvo de mandado da Operação Lesa Pátria

Política por Redação em 08/01/2024 - 17:20

A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (8) um mandado judicial em Londrina contra uma pessoa suspeita de envolvimento em atos antidemocráticos de 8 janeiro do ano passado, em Brasília. Os agentes informaram que o alvo do mandado de busca e apreensão é um estudante natural da cidade de Maringá que reside em Londrina.

A ação integra a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que financiaram ou fomentaram os atos golpistas que culminaram na invasão das sedes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. Após o ataque, mais de mil pessoas foram detidas. Houve destruição de diversos objetos e da estrutura dos prédios públicos.

Nesta fase da Lesa Pátria foram expedidos 47 mandados, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva por parte do Supremo Tribunal Federal. Além do Paraná, os mandados foram cumpridos em outros 10 estados e o Distrito Federal.

A ação determinou o bloqueio de bens e contas bancárias dos investigados. A Polícia Federal apura que os valores dos danos causados ao patrimônio público, por conta das depredações, podem chegar a R$ 40 milhões. A Polícia Federal informou que as investigações continuam e novas pessoas devem ser presas e alvos de mandados judiciais.

Os suspeitos podem responder por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Por Guilherme Marconi/CBN Londrina 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade