Estiagem de agosto baixa nível dos rios e aumenta risco de queimadas
Fotos: Defesa Civil de Querência do Norte

Região Noroeste

Estiagem de agosto baixa nível dos rios e aumenta risco de queimadas

Paraná por Carina Bernardino em 26/08/2019 - 17:40

A situação é monitorada pela Defesa Civil em Querência do Norte e também no Rio Pirapó, que abastece Maringá. Sanepar descarta riscos de desabastecimento, apesar da redução de 20% na vazão do rio. 

Os rios são monitorados quando chove demais e também durante períodos de estiagem. A seca provoca desabastecimentos e danos ambientais, como queimadas e morte de animais. Para evitar prejuízos maiores, agentes da Defesa Civil de todo o estado estão em alerta por causa da falta de chuva. Na região de Maringá, não chove há quase 50 dias, o que fez a vazão do Rio Pirapó reduzir 20%. Porém, segundo a Sanepar, a redução no nível do rio não prejudica a população, ou seja, não há riscos de desabastecimento. O gerente regional da empresa, Vitor Gorzoni, ainda reforça que outro fator importante é que não houve aumento no consumo de água no município.


Na região de Querência do Norte, a preocupação é com a população ribeirinha, que já está sendo abastecida com caminhão pipa. Outro problema é com as queimadas em grande extensão. O coordenador da Defesa Civil em Querência do Norte, Claudinei Nery, diz que os animais já sofrem com a vegetação seca e com a falta de água. 

A Defesa Civil do Paraná emite boletins diários sobre a previsão de chuva pelo Twitter @prdefesacivil. As informações também estão disponíveis pelo site www.defesacivil.pr.gov.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade