“Espelhos” reúne contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa
Foto: João Calda

Cultura

“Espelhos” reúne contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa

Cultura por Victor Simião em 16/11/2018 - 17:25

Monólogo é encenado Ney Piacentini faz parte da programação da “Só em cena”. Para ator, textos servem para nos ajudar a entender o país.

 

Serviço: “Espelhos” é encenada nesta sexta-feira (16), às 20h30, no Teatro Barracão. A exibição é uma parceira com o projeto municipal Convite ao Teatro. A entrada é gratuita. No dia 30 de novembro haverá nova apresentação da peça em Maringá – dessa vez só pelo projeto do convite. 

Publicado em 1882, no livro Papeis Avulsos, o conto O Espelho, de Machado de Assis, aborda a importância daquilo que é externo na vida das pessoas. O personagem Jacobina só se sentia completo quando vestia um uniforme de alferes. Quase 100 anos depois, outro mestre da literatura brasileira escreveu um conto com o mesmo título. João Guimarães Rosa publicou sua narrativa no livro Primeiras Estórias em 1962. O narrador-personagem, com um olhar psicológico para si, vê o mundo como um grande absurdo e quase uma mentira, já que é necessário viver de aparências.
Os dois textos formam o espetáculo Espelhos. A interpretação é do ator Ney Piacentini, de São Paulo. Na avaliação dele, os contos ajudam a entender o Brasil. A junção dos textos se deu por experimentação, explicou o ator.

Apesar do avanço do conservadorismo em nível mundial, que muitas vezes se vira contra a arte, Piacentini espera que isso seja só uma fase. Por ser esperançoso, o ator se identifica e completa uma das falas do narrador do conto de Guimarães Rosa.

“Espelhos” é um dos espetáculos da mostra “Só em cena”, realizada pela Dois Coelhos Comunicação e Cultura.  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade