Escritor dá vida à Maria do Ingá

Ficção

Escritor dá vida à Maria do Ingá

Cultura por Victor Simião em 20/04/2020 - 17:05

Em novo livro, Luigi Ricciardi cria a cabocla que teria vivido na cidade nos anos 1950. “Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo" será lançado nos próximos dias. A história se passa em Maringá, nos anos 1958 e 2018. O escritor John dos Passos também aparece na obra.


 

O ano é 1958, e Maringá é uma cidade que está começando a caminhar. Em um local com poucas ruas, em meio à poeira e trabalhadores na Vila Operária está Maria, uma lavadeira que, por alguns motivos, fica conhecida como Maria do Ingá. Nesse mesmo ano, um escritor norte-americano, já famoso, visita a cidade do norte do Paraná: é John dos Passos.  E, ao que tudo indica, ele teria se encontrado com a cabocla. Seis décadas depois, em 2018, um estudante norte-americano chamado Dean Albuquerque vem ao Brasil, em um intercâmbio na Universidade Estadual de Maring, para estudar o que dos Passos fez na cidade e saber mais quanto a essa história do passado. 

Esse é o enredo do livro “Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo”, sexto trabalho  do escritor Luigi Ricciardi, lançado pela editora Penalux. 

A ideia de produzir a obra surgiu após o escritor ouvir do poeta Ademir Demarchi, maringaense radicado em Santos (SP), a história de que John dos Passos veio a Maringá. Para escrever o romance, Ricciardi fez pesquisas. Ele se debruçou na obra do norte-americano e na história local, mas, garante, o romance é uma ficção, então não será fiel a tudo que aconteceu.[ouça no áudio acima]

Ricciardi, nascido em Londrina mas radicado em Maringá desde criança, trabalhou ao longo dos últimos anos na obra, o primeiro romance dele. Os outros livros são de contos - normalmente narrativas menores em extensão. Segundo o autor, a produção de “Os passos…” demandou mais detalhes. E o romance deu mais espaço para contar a história. [ouça no áudio acima]

O lançamento de  “Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo" estava previsto para o dia 10 de maio, aniversário de Maringá, mas, devido ao coronavírus, deve haver alteração.  A obra já está em pré-venda no site da editora.


 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante