Empresa de Maringá é alvo de operação
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Operação Assucena

Empresa de Maringá é alvo de operação

Segurança por Luciana Peña em 17/12/2019 - 12:44

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a operação Assucena de combate a fraudes em contratos de crédito rural concedidos pela Caixa Econômica Federal.  Os desvios apurados na investigação podem passar de 6 milhões de reais. Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão. Mais de 60 policiais estão mobilizados para cumprir os mandados nos estados do Ceará, Roraima e Paraná.  Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa investigada nesta operação utilizava laranjas para abrir empresas de fachada como se fossem grandes empresas do agronegócio. Os laranjas, que apareciam como donos das empresas e conseguiam os empréstimos, não tinham nada a ver com o campo. Servidores do banco indicavam um profissional para dar aparência de legalidade aos projetos para os quais a Caixa concedia os recursos de crédito rural. Com o apoio dos funcionários envolvidos no esquema, a concessão era aprovada sem fiscalização das terras e nem verificação do cadastro dos interessados. Há caso de beneficiário do Bolsa Família que recebeu empréstimo de 200 mil reais.

Uma das empresas tem sede em Maringá e já foi investigada no âmbito da Operação Zelotes, também da PF. 

Os investigados podem responder por estelionato, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade